CURSO DE MODA
MANUAL DE PRODUÇÃO
CIENTÍFICA EM MODA
Ribeirão
Preto, 2014
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO
2
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NA CONCEPÇÃO E EXECUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
2.1 TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA
2.1.2 O PROJETO DE PESQUISA
2.2 PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM MODA
2.2.1
ARTIGO CIENTÍFICO EM MODA
2.2.1.1
ETAPAS DO ARTIGO CIENTÍFICO
2.2.1.2
DEFESA DO ARTIGO CIENTÍFICO
2.2.1.3
ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DO ARTIGO CIENTÍFICO
3. EQUIPE E ATRIBUIÇÕES
3.1. DOCENTES ORIENTADORES E SUAS ÁREAS DE PESQUISA
3.2.
ATRIBUIÇÕES
3.2.1.CABE
AO PROFESSOR ORIENTADOR:
3.2.2.CABE
AO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM MODA:
3.2.3.CABE
AOS ALUNOS/PESQUISADORES:
3.2.4.CABE
AO COORDENADOR DO CURSO:
3.2.5.DAS
ORIENTAÇÕES
1 APRESENTAÇÃO
O curso de Moda, através de seu NDE, instituiu
atualizações no projeto pedagógico e desde 2010, o trabalho de conclusão de
curso, que contempla a elaboração de um artigo cientifico de cunho teórico
conceitual e um projeto experimental com forte ênfase prática, passaram a ser oferecidos
respectivamente no 5º e 6º e no 7º e 8º períodos. Este manual limita-se a
normatizar as etapas de concepção e execução do artigo científico.
O artigo científico consiste em uma pesquisa
teórico-reflexiva que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da
compreensão do fenômeno Moda e os seus vários desdobramentos. O processo de
elaboração do artigo contempla três momentos: concepção, execução e defesa.
A
concepção da pesquisa inicia-se no 5º período na disciplina de Técnicas de
Pesquisa Científica (8128). Neste momento o discente elabora seu projeto de
pesquisa definindo o tema a ser pesquisado, os objetivos a serem atingidos, a
relevância da pesquisa para a área da moda, assim como a literatura e os procedimentos
metodológicos que viabilizarão a pesquisa.
A execução da pesquisa inicia-se no 6º período,
na disciplina Produção Científica em Moda (8847), com a realização do que foi
proposto no projeto de pesquisa. Nessa fase, os alunos e alunas realizam a
pesquisa sob a orientação de um professor, e sintetiza em um artigo científico,
o conhecimento produzido a partir de pesquisa bibliográfica e de
posicionamentos autorais bem fundamentados.
A fase final da pesquisa requer a defesa do
artigo científico perante uma banca examinadora composta pelo professor
orientador e por mais dois professores que avaliarão a pesquisa em seus
aspectos epistemológicos, técnicos e normativos.
2
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NA CONCEPÇÃO E EXECUÇÃO DO ARTIGO CIENTIFICO
As disciplinas
envolvidas no processo de concepção e execução do artigo cientifico são Técnicas
de Pesquisa Cientifica e Produção Cientifica em Moda.
2.1 TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA
A disciplina Técnicas de pesquisa científica - Cód (8128) situada no 5º período do curso, tem
como objetivos:
·
Oferecer instrumentos conceituais basilares
para a elaboração de pesquisas científicas que atendam as exigências acadêmicas
do curso de Moda;
·
Discutir a estrutura lógica de projetos de
pesquisa considerando as diretrizes da NBR 15287/2006 da ABNT;
·
Apresentar técnicas de coleta de dados de
pesquisa bibliográfica e diretrizes gerais de pesquisa na Internet;
·
Orientar o processo de estruturação lógica de
projeto de pesquisa em seus aspectos normativos, metodológicos e redacionais.
2.1.2 O
PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa é uma proposta elaborada antes da execução do artigo científico. Consiste em uma descrição clara de todos os
dados que permitam ao professor/orientador avaliar se o assunto escolhido é pertinente, se
existe bibliografia suficiente para fundamentar teoricamente a pesquisa, se há
um recorte temático que deixa claro os limites e a extensão da pesquisa; se os
objetivos propostos são factíveis e se a metodologia selecionada está de acordo
com o tipo de pesquisa a ser desenvolvida (Anexo 1).
Além do projeto de
pesquisa, neste semestre o aluno realiza uma pesquisa bibliográfica prévia de
formação, considerando a bibliografia sugerida pelo professor que mais se
aproxima da área/assunto e tema escolhidos.
Esta pesquisa
bibliográfica culmina em uma síntese de três referências bibliográficas a ser
entregue para o professor orientador no momento da formalização do aceite de
orientação (ANEXO 1).
2.2
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM MODA
A disciplina Produção Científica em Moda - cód (8847), situada no 6º período do
curso tem como objetivos:
·
Apresentar critérios para escolha do orientador
da pesquisa;
·
Apresentar um cronograma das atividades da
pesquisa a serem apresentadas em datas previamente definidas junto aos
orientadores;
·
Assessorar a redação do artigo científico em
termos normativos (ABNT), técnicos e metodológicos;
·
Definir os membros das bancas examinadoras
considerando-se a compatibilidade entre tema da pesquisa e área de conhecimento
dos examinadores;
·
Definir datas e horários das defesas das
pesquisas junto à coordenação do curso;
·
Receber a versão final dos artigos em versão
digital e impressa.
Ao final do segundo semestre o aluno passa por
uma banca avaliadora, constituída pelo orientador e dois examinadores. O aluno
é estimulado a publicar em edições catalogadas o seu artigo, promovendo, desta
forma, a circulação de ideias na área.
2.2.1.
Avaliação
N1: A Nota
Regimental 1 será feita pela média aritmética das avaliações entre o professor
responsável pela disciplina e pelo professor orientador da pesquisa.
N2. A
Nota Regimental 2 será composta pela elaboração de um banner, com peso 2 e pela
nota final da banca, com peso 8. Para a validação
desta nota a banca é comprovada através de uma ATA (ANEXO 2) e de uma rubrica com notas acordadas pelos três
professores participantes (ANEXO 3)
N3: Será a nota obtida pelo aluno em banca substitutiva, na presença
do professor da disciplina e do orientador, com nota variando de 0 a 10. Para a
validação desta nota a banca é comprovada através de uma Ata e de uma rubrica
com notas acordadas pelos dois professores participantes.
Frequência: O
aluno é aprovado na disciplina com no mínimo 75% de frequência nas orientações,
comprovadas em papelaria própria, sob responsabilidade do professor orientador.
(ANEXO 4)
Conforme o Art. 57º.
Do regimento do Centro Universitário Moura Lacerda, o aluno é considerado
aprovado obtendo frequência mínima de (75%) e nota semestral superior ou igual
a 6,0 (seis inteiros), resultante da média aritmética das duas notas (N1 e N2)
obtidas no semestre.
2.2.1 ARTIGO CIENTÍFICO EM MODA
O
inicio da elaboração do artigo cientifico requer a formalização do processo de
orientação que se dá com a elaboração de uma síntese do projeto de pesquisa (ANEXO
5) a ser entregue para o professor
orientador que avaliará sua pertinência
e factibilidade, juntamente com a carta de aceite (ANEXO 5). Esta síntese é avaliada juntamente com a
análise da pesquisa bibliográfica prévia. O orientador tem autonomia para
decidir se aceita ou não orientar a pesquisa, assinando um documento de aceite
ou encaminhando o aluno para um outro docente. O critério para a definição do
orientador/orientando baseia-se na compatibilidade entre tema proposto e área
aderente do professor.
O
artigo científico pode ser artigo de revisão ou artigo original. Deve contemplar a elucidação de problemáticas
relevantes da moda em suas diferentes áreas considerando a análise e síntese da
literatura especializada.
Em
linhas gerais, o artigo consiste em uma pesquisa teórico reflexiva que
demonstre que o discente está apto a ler, escrever e refletir sobre o fenômeno
moda a partir do domínio da literatura especializada e de posicionamentos
autorais bem fundamentados.
2.2.1 ETAPAS DO ARTIGO CIENTÍFICO
A elaboração do artigo científico conta com o
respaldo constante do professor orientador e do professor responsável pela
disciplina de Produção Cientifica em Moda (ANEXO 7). Ambos também assessoram a elaboração do
banner (ANEXO 8) cientifico que consiste em um subproduto do artigo e objetiva
divulgar as pesquisas realizadas no curso de moda.
A primeira versão do artigo cientifico é
avaliada em termos metodológicos e normativos
pelo professor da disciplina Produção Científica em Moda e em termos de
conteúdo, pelo professor orientador.
Em sua versão definitiva o artigo é avaliado
através de defesa pública perante uma banca examinadora composta pelo professor
orientador e mais dois professores convidados.
Cabe ao orientador presidir a defesa da pesquisa e avaliar, juntamente
com os membros da banca o artigo e o banner científico considerando os critérios
apresentados no ANEXO 8.
O discente deve entregar 3 (três) cópias do
artigo para serem encaminhadas para os membros da banca examinadora, seguindo
as normas de apresentação constantes no ANEXO 9..
2.2.1.2 DEFESA DO ARTIGO CIENTÍFICO
A apresentação
do trabalho pelo aluno à banca acontece com o apoio de equipamento audiovisual,
em cronograma previamente divulgado. São destinados 15 minutos à apresentação
oral do aluno, seguidos de arguição por dois professores convidados, sendo
necessariamente um pertencente ao corpo docente e podendo um deles ser
substituído por professor convidado.
A comprovação da
banca é feita em Ata (ANEXO 2) seguindo os critérios elencados no (ANEXO 3)
2.2.1.3 ENTREGA DO ARTIGO EM SUA VERSÃO DEFINITIVA.
Deverá ser entregue uma versão impressa e um CD
contendo versão digital, em Word, em data definida previamente pelo professor
da disciplina de Produção Cientifica em Moda, com pelo menos uma semana de
prazo após o acontecimento da banca.
Esta versão deverá considerar as sugestões
feitas pelo corpo de examinadores, ou justificado por escrito os motivos pelos
quais as sugestões não foram acatadas. A nota da banca é condicionada às
correções sugeridas.
3. EQUIPE E ATRIBUIÇÕES
Professora responsável pelas disciplinas
Técnicas de Pesquisa Científica e Produção Científica em Moda: Angela Maria
Rodrigues
3.1. DOCENTES ORIENTADORES E SUAS ÁREAS DE PESQUISA
Prof.
MsC. Marco A. Nicotari
|
·
Negócios de
Moda
·
Marketing
|
Prof.ª
Esp. Luciana Avellar
|
·
Visual Merchandising
·
Planejamento
de Coleção
·
Design de
produto
|
Prof.ª
MsC. Leda Braga Ferraz
|
·
Criação de
Coleção
·
Design
Gráfico
·
Estamparia
·
Comunicação
·
Publicidade
|
Prof.ª
MsC. Fabiana Mori
|
·
Estamparia
·
História da
Moda
·
Arquitetura
|
Prof.
MsC. Caio Aguilar Fernandes
|
·
Responsabilidade
Social
·
Sustentabilidade
·
Cultura
·
Comportamento
|
Prof.ª
Esp. Juliana Bononi
|
·
Modelagem
|
Prof.
Esp. Érico Andrade
|
·
Fotografia
|
Prof.ª Esp. Raquel Lovatti
|
·
Organização
de Eventos
·
Comunicação
·
Publicidade
·
Literatura
|
Prof.
Esp. Lilian Nomura Aidar
|
·
Desenho de
Moda
·
Ficha técnica
|
Profa.
MsC. Angela Maria Rodrigues
|
·
Filosofia
·
Comportamento
|
Profa.
Dra. Maria de Fátima Mattos
|
·
História da
Arte
|
Cada área de pesquisa tem bibliografia
específica que deverá ser lida durante a disciplina Técnica de Pesquisa
Científica (ANEXO 8)
3.2. ATRIBUIÇÕES
3.2.1.Cabe
ao professor orientador:
·
Avaliar e se necessário - rever – o projeto de
pesquisa desenvolvido na disciplina Técnicas de Pesquisa Científica;
·
Definir o dia e horário das orientações;
·
Indicar a bibliografia básica necessária para a
elaboração do artigo cientifica;
·
Ler, discutir, corrigir o texto acadêmico
produzido em todas as suas etapas;
·
Presidir a banca examinadora.
3.2.2.Cabe
ao professor responsável pela disciplina de Produção Científica em Moda:
·
Operacionalizar o processo de orientação;
·
Definir o cronograma das atividades da
pesquisa;
·
Orientar a pesquisa em seus aspectos normativos
e metodológicos;
·
Dirimir quaisquer dúvidas referentes ao
processo da pesquisa;
·
Organizar as bancas examinadoras e divulgar as
defesas para toda a comunidade acadêmica.
3.2.3.Cabe
aos alunos/pesquisadores:
·
Contactar o professor que melhor se adéqua ao
tema da pesquisa a partir da apresentação de uma síntese do projeto de pesquisa
e de uma síntese de pesquisa bibliográfica de formação;
·
Definir junto ao orientador a data e horário
das orientações;
·
Cumprir rigorosamente o cronograma das
atividades propostas;
·
Comparecer em pelo menos 75% das orientações;
·
Defender seu artigo cientifico perante a banca
examinadora;
·
Corrigir o artigo considerando as sugestões da
banca examinadora.
·
Entregar a versão definitiva do artigo
científico para o professor de Produção Cientifica em Moda.
3.2.4.Cabe
ao coordenador do curso:
Acompanhar todo o processo descrito acima e
zelar para que as normas do projeto sejam seguidas, bem como o Regimento da
Instituição.
Emitir certificado após o acontecimento das
bancas.
3.2.5.Das
orientações
Os horários de orientação devem estar
compreendidos dentro do horário acadêmico de aulas do CUML, ou seja, das 7h30
às 12h15/ das 13h30 às 17h30/ das 18h30 às 22h30.
Uma unidade de orientação equivale à uma
hora/aula (45 minutos);
As orientações devem ocorrer apenas em dias
letivos: dias não letivos, folga discente ou reservados para atividades não
presenciais não podem gerar pontos de orientação. Sábados são considerados dias
letivos.
Os horários de orientação não podem coincidir
com horários de aula do professor.
Os comprovantes de matrícula devem sempre ser
observados pelo orientador, junto ao professor da disciplina.
ANEXOS
ANEXO 1 PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA
TÍTULO
DO PROJETO
Projeto de pesquisa apresentado ao Centro
Universitário Moura Lacerda para cumprimento das exigências parciais para a
obtenção do título de xxxxxxx em xxxxx sob a orientação do prof. xxxxxxxx.
RIBEIRÃO
PRETO
200X
(modelo de sumário)
SUMÁRIO
1
APRESENTAÇÃO ............................................................
|
p.
|
2
PROBLEMÁTICA E HIPÓTESE DA PESQUISA ............
|
p.
|
3
OBJETIVO(S)
..................................................................
|
p.
|
4
JUSTIFICATIVA ..............................................................
|
p.
|
5
QUADRO TEÓRICO DE REFERÊNCIA .........................
|
p.
|
6
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ........................
|
p.
|
7
CRONOGRAMA ..............................................................
|
p.
|
REFERÊNCIAS
..................................................................
|
p.
|
1
APRESENTAÇÃO
A apresentação é o
tópico do projeto em que se expõe com clareza o assunto da pesquisa, o recorte
temático e sua relevância a partir de reflexões pessoais e de pesquisas
bibliográficas prévias. A apresentação corresponde ao tópico inicial do projeto
e deve ser escrito com base em no mínimo 3 artigos científicos (ou
monografias, dissertação de mestrado e teses de doutorado).
A apresentação
corresponde a um texto em que o aluno deixa claro o assunto e o
recorte temático escolhidos e demonstra que leu e entendeu uma bibliografia
básica que lhe permite escrever com segurança despertando assim a credibilidade
do leitor.
Neste tópico do
projeto deve ficar claro:
1)
Qual o assunto
escolhido para realizar a pesquisa?
a.
lembre-se que o
assunto é sempre algo genérico, amplo;
b.
contextualize esse
assunto em uma das grandes áreas de pesquisa do curso de Moda (Criação, Design,
Negócios de Moda, História e comportamento, Comunicação, Visual Merchandising,
Modelagem e Ilustração):
c.
Exemplo de assunto: Moda e estética
corporal
2)
Como o assunto foi
delimitado;
a.
Lembre-se que a
delimitação refere-se a algo específico e é uma das abordagens possíveis que
delimita a extensão do assunto;
b.
A delimitação
corresponde a recortes feitos com base em escolhas específicas referentes ao
assunto, de modo que o mesmo fique bastante restrito e específico;
c.
Exemplo de assunto delimitado: Moda e
estética corporal: o caso Isabelle Caro;
3)
Quais os principais
conceitos relacionados ao tema escolhido e o que cada um significa considerando
a bibliografia consultada;
a.
Considerando o
exemplo acima, os conceitos que são fundamentais para se iniciar a pesquisa
são: Moda, distúrbios alimentares,
anorexia, Isabelle Caro
4)
Quem já escreveu
sobre o assunto? O que os autores dizem? Quais as ideias que eles defendem?
5)
O assunto é atual?
Exigências mínimas para se
escrever a apresentação:
1)
mínimo de 3 referencias bibliográficas
(artigos, livros, dissertações e teses);
2)
mínimo de três
citações diretas curtas;
3)
mínimo de três
citações diretas longas;
4)
quantos resumos forem
necessários para sintetizar a literatura
consultada.
A apresentação tem em média 2 páginas de texto.
2
PROBLEMÁTICA E HIPÓTESE DA PESQUISA
Tendo em mente que
toda pesquisa visa solucionar um problema, superar uma dúvida,
explicar o que é confuso, tornar explícito e claro o que é obscuro, o
pesquisador tem que definir com clareza o que exatamente quer descobrir com a execução da pesquisa. A problemática da
pesquisa deve ser elaborada sempre na forma de uma pergunta clara,
objetiva e técnica. Para se certificar
se a problemática é técnica e pertinente ao curso de Moda, o pesquisador deve refletir se
compete especificamente a um profissional da sua área responde-la com êxito.
Vale ainda
acrescentar que perguntas inteligentes sugerem respostas inteligentes e que
perguntas ambíguas, confusas e muito pretensiosas podem comprometer o
desenvolvimento do artigo científico; existem também perguntas que são
relevantes, mas que não constituem problemáticas de pesquisa porque podem ser
respondidas independentemente de uma pesquisa científica.
Em alguns projetos de
pesquisa é possível se definir a hipótese que será defendida pelo pesquisador.
A hipótese consiste em uma resposta provisória, antecipada à problemática da
pesquisa. O embasamento teórico de maneira geral dá consistência à hipótese
apresentada.
A
problemática limita-se a uma pergunta que sintetiza o que se pretende
esclarecer com a pesquisa.
Exemplo:
Como analisar os padrôes estéticos comuns ao universo da moda a partir de uma
reflexão do caso Isabelle Caro?
3 OBJETIVO(S)
Existem vários tipos
de pesquisa, tais como 1) pesquisa exploratória, 2) pesquisa descritiva e 3)
pesquisa explicativa. O objetivo de uma
pesquisa científica está diretamente relacionado com a problemática e com o
tipo de pesquisa propostos. A especificação dos objetivos ajuda o pesquisador a
definir o que pretende alcançar com o artigo científico. Nesse sentido,
recomenda-se a utilização de um verbo que se enquadre melhor ao objetivo geral - e outro(s)
referente (s) aos seus desdobramentos –objetivo(s)
específico(s)
De maneira geral se
define o objetivo com um verbo no infinitivo: descrever, analisar, julgar,
medir, organizar, explicar, comparar, testar, simular, calcular, discutir,
esclarecer, relatar, repetir, nomear, empregar, manipular, usar, avaliar, etc.
Exemplo:
O Objetivo geral da pesquisa é:
·
Avaliar
a influência que a moda exerce nos padrões estéticos femininos à luz do caso
Isabelle Caro;
Para
atingir estes objetivos, teremos como objetivos específicos:
·
Definir o conceito de distúrbios alimentares e
de anorexia;
·
Refletir sobre o impacto das exigências dos
criadores de moda nos padrões da estética corporal de modelos a partir da
década de 1990;
·
Refletir via Isabelle Caro, se tem havido
evolução na percepção do papel que a Moda exerce na saúde das consumidoras dos
produtos de moda;
4 JUSTIFICATIVA
Nesse tópico deve-se esclarecer qual a
importância da pesquisa e porque ela merece ser desenvolvida. As duas questões
que seguem contemplam aspectos teóricos e práticos.
1.
Qual a importância acadêmica do assunto
escolhido?
2.
Qual a importância prática da pesquisa?
Neste tópico o aluno deve elaborar um texto
autoral, em uma média de uma página e meia, com argumentos que demonstram a
relevância do que se pretende pesquisar.
5
QUADRO TEÓRICO DE REFERÊNCIA
Dentre os autores que
abordam o assunto escolhido, o pesquisador geralmente privilegia aqueles que se
aproximam mais dos seus objetivos e que serão exaustivamente explorados durante
a fase da pesquisa bibliográfica. Essa escolha de maneira geral é discutida com
os professores/orientadores. A percepção clara das palavras-chave da pesquisa ajuda muito no processo de seleção do
referencial teórico.
Este é
um dos tópicos mais longos do projeto, é neste momento que o pesquisador deixa
claro porque os autores escolhidos contribuirão para fundamentar a pesquisa
sobretudo do do ponto de vista teórico-conceitual.
Exigências mínimas para a elaboração do quadro
teórico:
·
Mínimo de três referencias bibliográficas:
livro, dissertação de mestrado e tese de doutorado;
·
Mínimo de 4 citações diretas longas;
·
Mínimo de 4 citações diretas curtas;
·
Quantas citações indiretas forem necessárias.
6
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Toda pesquisa
acadêmica requer uma metodologia específica, portanto, o pesquisador tem que
deixar claro como pretende atingir os objetivos propostos. A resposta às
questões que seguem dão uma visão clara de como a pesquisa será desenvolvida no
que diz respeito, sobretudo à coleta de dados.
1)
Quais os instrumentos
de coleta de dados?
·
Pesquisa
bibliográfica?
·
Pesquisa documental?
·
Pesquisa
iconográfica?
·
Observação
sistemática? assistemática?
·
Entrevista
estruturada? Não estruturada?
·
Questionários de
questões abertas? Fechadas? de múltipla escolha?
·
Formulário?
2)
Quais as
técnicas/instrumentos que garantirão a execução da pesquisa?
3)
Haverá algum tipo de
teste? Simulação computacional? Experimentação? Quando? Onde? Porque? É um
estudo de caso?
7
CRONOGRAMA
O cronograma
corresponde à organização no calendário de todas as atividades que serão
desenvolvidas do início ao fim do artigo científico.
ANEXO 2 – ATA DE DEFESA DE ARTIGO
CIENTÍFICO DO CURSO DE MODA
Aos ____ dias do mês de _______ do ano de
_______, às ____ horas, sob a presidência do (a)
___________________________________________________ em sessão pública,
reuniu-se, no Centro Universitário Moura Lacerda – Curso de Moda -
localizado na Av. Dr. Oscar de Moura Lacerda, 1520, a Banca Examinadora,
para defesa da pesquisa realizada pelo (a) aluno (a)
__________________________________________________. A banca examinadora foi
constituída pelos professores __________________________________________ e _____________________________________________________________.
Iniciados os trabalhos, o (a) Presidente da banca deu conhecimento aos membros
da banca e ao candidato das normas que regem a defesa da pesquisa. A seguir,
passou-se a defesa. Encerrada a defesa, procedeu-se ao julgamento, tendo sido
o(a) candidato(a) _______________________, com média ________, atendendo-se a
todas às exigências legais. Nada mais tendo a tratar, lavrou-se a presente ata,
assinada pelos membros da Banca Examinadora e pelo Presidente da Banca
Examinadora, na qualidade de Secretário (a) “Ad Hoc” dos trabalhos.
Ribeirão
Preto, ______ de dezembro de 2014.
(Presidente)
Membro
examinador
|
|
Membro
examinador
|
ANEXO
3 – RUBRICA PARA ATRIBUIÇÃO DE NOTA À BANCA DE ARTIGO CIENTÍFICO
|
Ótimo
(9,0 – 10,0)
|
Bom
(8,0 – 7,5)
|
Regular
(7,0 – 6,0)
|
Insuficiente
(5,0 – 0,0)
|
Escrita
do Capítulo
|
- Introdução, Conclusão e Referências Completas.
|
- Introdução, Conclusão e referências
Incompletas.
|
- Um dos três itens faltando
|
- Dois ou mais dos três itens faltando
|
Estrutura
do Artigo
(Item com peso 2)
|
Desenvolvimento do artigo contendo
divisões primárias e secundárias completas.
|
Desenvolvimento do artigo contendo
divisões primárias e secundárias Incompletas, mas bem estruturado.
|
Desenvolvimento do artigo contendo
divisões primárias e secundárias incompletas e mal estruturado.
|
Desenvolvimento insuficiente.
|
Levantamento
das Fontes (Referências) e Leituras
|
- De 5 a 10 fontes pesquisadas e
lidas/incorporadas ao texto
|
- 5 fontes pesquisadas e
lidas/incorporadas ao texto
|
- 2 a 3 fontes pesquisadas e
lidas/incorporadas ao texto
|
- Uma única fonte pesquisada e
lida/incorporada ao texto
|
Língua
Portuguesa/Coesão e Coerência
|
- Uso da Norma Culta
- Coesão e Coerência
- Trabalho Revisto
- Preocupação com o Leitor do Trabalho
|
- Uso da Norma Culta
- Coesão e Coerência
|
- Uso irregular da Norma Culta
- Coesão e Coerência irregulares
|
- Não uso da Norma Culta
- Falta de Coesão e Coerência
|
Envolvimento
com o Trabalho de Pesquisa
|
- Grande Envolvimento
- Grande Motivação para realizar a
Pesquisa
|
- Envolvimento para realizar a Pesquisa
- Cumprimento de Exigência Curricular
|
- Pouco envolvimento para realizar a
Pesquisa
- Dificuldade de Cumprimento de Exigência
Curricular
|
- Nenhum envolvimento para realizar a
Pesquisa
- Não cumprimento de Exigência Curricular
|
Apresentação
do Trabalho e
Banner
|
- Preparo da Apresentação levando em
consideração tempo, clareza e objetividade.
- Banner
Completo, Claro e Bem Estruturado para a Apresentação.
|
- Preparo da Apresentação de forma
levando em consideração o tempo.
- Banner
Completo
|
- Preparo da Apresentação de forma
apressada
- Banner
Incompleto/Mal Estruturado
|
- Apresentação não preparada
- Não elaboração do Banner.
|
ABNT
|
- Observação das regras da ABNT em todas as dimensões do Artigo
|
- Observação das regras da ABNT nos elementos-chave do Artigo (Referências
e Citações)
|
- Pouca observação das regras da ABNT em
todas as dimensões do Artigo
|
- Não observação das regras da ABNT no Artigo
|
Originalidade
e
Processo
Pedagógico
|
- Trabalho Original
- Relevância
- Compreensão do Processo de Pesquisa
|
- Trabalho Relevante para a Área
- Compreensão do Processo de Pesquisa
|
- Trabalho pouco Relevante
- Compreensão parcial do Processo de
Pesquisa
|
- Uso de Plágio
- Nenhuma Compreensão do Processo de
Pesquisa
(Trabalho Reprovado)
|
ANEXO 4
- SÍNTESE DO PROJETO DE PESQUISA
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
CURSO DE MODA
NOME DO ALUNO
SÍNTESE DO PROJETO DE PESQUISA E DEFINIÇÃO DE ORIENTADOR
RIBEIRÃO PRETO
ANO
1.
Tema de
pesquisa e recorte temático
2.
Problemática
a ser resolvida na pesquisa
3.
Objetivos
da pesquisa
Objetivo geral:
Objetivos específicos:
4.
Literatura
consultada até o momento
Livros:
Artigos científicos:
Dissertações:
Teses:
5.
Procedimentos
metodológicos:
Pesquisa bibliográfica ( )
Pesquisa de campo/ Questionário/ formulários ( )
Pesquisa documental ( )
Observação in loco/ visita técnica ( )
Programas de computador ( )
Especifique:
Indique Nome completo e a titulação do professor
orientador:
Especifique o dia e horário da orientação:
Assinatura de
aceite do professor orientador:
Espaço reservado para ciência do professor da disciplina
Espaço reservado para ciência do Coordenador do Curso:
ANEXO 5
– CARTA DE ACEITE DO ORIENTADOR
Eu, _________________________________________________,
professor(a)
do curso de Moda, do Centro Universitário Moura
Lacerda, declaro que aceito orientar o/a
aluno/a ______________________________________________
______________________, cód:
___________________________, para o desenvolvimento do Artigo Científico em
Moda, no ( ) primeiro –
( )
segundo semestre de 20_______,
na área de
__________________________________________________.
As orientações ocorrerão das _____h______ até
as _______h _______, às ______________ feiras.
Professor orientador:
___________________________________________
Aluno:
_______________________________________________________
Ribeirão Preto, ______ de ________________, de
20_______.
ANEXO 6 –
Controle de Frequência em Orientação para Artigo Científico em Moda
Aluno:
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Código:
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Professor:
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DATA
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HORA
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Atividade
desenvolvida
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ASSINATURA.
professor
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ASSINATURA
Aluno
(a)
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1.
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2.
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3.
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4.
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5.
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6.
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7.
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8.
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9.
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10.
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Informações
da Sala dos Professores
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Despacho
do Coordenador do Curso
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( ) Para Arquivo
|
( ) Para Pagamento
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|||||
Assinatura
Coordenador:
|
Data:
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|||||
Acompanha
ata de defesa
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Sim
( )
|
Não
( )
|
Pré-banca
( )
|
Banca
Final ( )
|
||
espacho da Pró-Reitoria Acadêmica
|
||
( ) Para Arquivo
|
( ) Para Pagamento
|
|
Parecer:
|
||
|
||
Assinatura:
|
Data:
|
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ANEXO
7 -
CENTRO
UNIVERSITÁRIO MOURA LECARDA
CURSO
DE MODA
PROF.
MS. ANGELA RODRIGUES
SÍNTESE
NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
RIBEIRÃO
PRETO
2012
APRESENTAÇÃO
A partir de 2010 , definiu-se que a elaboração
e a defesa de um artigo científico
constitui um dos quesitos para a obtenção do grau de bacharel em Moda no Centro
Universitário Moura Lacerda. As disciplinas de suporte para a concepção e
elaboração do artigo são Técnicas de Pesquisa Científica e Produção Científica
em Moda. A primeira disciplina é ministrada
no 5º. Período e resulta na elaboração do projeto de pesquisa. Neste
momento os discentes contam com o apoio
metodológico e normativo do professor responsável pela disciplina. A execução do projeto, ou seja, a elaboração
do artigo científico é elaborada no 6º. Período, na disciplina de Produção
Científica em Moda. Nesta fase a
pesquisa é desenvolvida sob a orientação de um professor orientador,
co-responsável pelo artigo científico. Cabe ao professor responsável pela
disciplina de Produção Cientifica, operacionalizar o processo da pesquisa e
dirimir eventuais dúvidas metodológicas
e normativas.
Para que os artigos sejam padronizados quanto à
sua forma de apresentação, considra-se a NBR 6022 da ABNT assim como as
exigências previamente definidas junto à coordenadoria do curso de Moda.
Segundo
a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) artigo científico é uma
produção acadêmica com “autoria declarada que apresenta e discute idéias,
métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (
NBR 6022, 2003, p. 2).
O artigo científico contempla questões
epistemológicas, metodológicas e normativas e no caso específico do artigo científico do curso
de Moda, o conhecimento produzido pode contemplar temas das mais diversas áreas
tais como negócios de moda, história da moda, modelagem, design de moda, dentre
inúmeros outros. As questões epistemológicas relacionam-se ao domínio do
conhecimento apresentado e sua validade e credibilidade é condicionado ao
método utilizado para se construir o raciocínio. A apresentação dos resultados
da pesquisa é normalizada pela ABNT.
A NBR 6022:2003 define que o artigo pode ser de
revisão, frutos de reflexão e
síntese de pesquisa bibliográfica ou original, em que prevalecem abordagens
inéditas.
No artigo
de revisão a contribuição do pesquisador recai na compilação de dados de
pesquisa bibliográfica que permitam a elucidação de problemáticas teóricas
relevantes para a área da Moda. Nesse tipo de artigo o que se evidencia é a
capacidade do pesquisador de ler, analisar, interpretar e sintetizar
conhecimentos já consagrados da área e, a partir disso, construir um raciocínio
consistente balizado pela reflexão crítica, maturidade intelectual, domínio de
conceitos e criatividade.
O artigo
original requer abordagens inéditas de problemáticas teóricas, práticas ou
técnicas. Apesar de seu escopo requerer pesquisa bibliográfica, imprescindível
para a definição dos termos e para a apresentação do “estado da arte”, o artigo
original muitas vezes excede os limites da
pesquisa da literatura com dados e conhecimentos produzidos a partir
de estudos de caso, estudos experimentais,
pesquisas de campo, pesquisa ação, dentre várias outras possibilidades.
A extensão de um artigo científico varia em uma
média de 15 a 20 páginas contando todos os seus elementos pré-textuais,
textuais e pós-textuais. Devido a essa limitação, a pesquisa requer muita
leitura, mas nem tudo o que é lido, apreendido aparece explicitamente no texto.
A estrutura redacional do artigo
científico em Moda será apresentado a seguir, com base nas prescrições
normativas da NBR 6022: 2003 e em conformidade com exigências específicas do
curso de Bacharel em Moda do Centro universitário Moura Lacerda (CUML).
1
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS DO ARTIGO
Os elementos pré textuais devem aparecer na
seguinte ordem:
1 título e subtítulo (se houver) – deve
aparecer na página de abertura do artigo;
2 nome do(s)
autor (s)- um breve currículo dos autores (pesquisador e orientador)
deve ser feito em rodapé na página de abertura do artigo. Nesse currículo bastam informações que
qualifiquem os autores na área da Moda.
3 resumo em língua portuguesa – apresentação
concisa do artigo; deve ser elaborado com o máximo de 250 palavras, seguido das
palavras-chave.
4 palavras-chave – correspondem aos conceitos
mais representativos do artigo;
devem ser separadas entre si por
ponto.
2
ELEMENTOS TEXTUAIS DO ARTIGO
2.1. Introdução
“Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos
necessários para situar o tema do artigo” (ABNT, NBR 6022, 2003, p. 4, grifo
nosso). A introdução dispensa citações, imagens e síntese de literatura. Não é
uma seção numerada.
2.2. Desenvolvimento
Parte principal do artigo em que se expõe com
clareza e profundidade os resultados da pesquisa. É “dividido em seções e
subseções [...] que variam em função da abordagem do tema e do método” (ABNT,
NBR 6022:2003, p. 4) . A numeração das seções e subseções é progressiva (exemplo: 1; 1.1, 1.2. 2, 2.1, 3)
Independentemente de o artigo ser de resumo ou
original é obrigatória a pesquisa bibliográfica que requer capacidade de ler,
resumir, resenhar e fichar o material estudado para fundamentar a pesquisa.
Independentemente do recurso utilizado para a coleta de dados bibliográficos
(resumo, resenha ou citações diretas) é obrigatória a indicação da fonte pesquisada
como prescreve a ABNT, caso contrário pode se configurar o plágio que justifica a reprova do artigo.
Os artigos elaborados como exigência do Curso
de Moda do CUML deve conter no mínimo 3
citações diretas curtas, 3 citações diretas longas e quantas citações indiretas
(resumos) forem necessárias para apresentar os dados da pesquisa bibliográfica.
A BNR 10520 (2002) da ABNT prescreve que as
citações diretas curtas (com até três linhas)
aparecem entre aspas seguidas da referência do autor, da data da obra e
da página citada. As citações diretas longas (com mais de três linhas) requerem
um recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte e espaçamento entre as linhas menor
e indicação do sobrenome do autor, da data da obra e do número da página
citada. Se o material consultado não apresentar número de página, acrescenta-se
a informação “não paginado” depois da data.
Por se tratar de um artigo de Moda, é bastante
comum e recomendado, o uso de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas,
fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e
outras) que complemente visualmente o
texto.
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua
identificação aparece na parte superior, precedida dapalavra designativa
(desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma,
planta,quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de
ordem de ocorrência no texto,em algarismos arábicos, travessão e do respectivo
título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada
(elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda,
notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A
ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do
trecho a que se refere. (ABNT, NBR 14724, 2011, p. 11).
2.3 Conclusão
Parte final do texto, não é numerada, deve ser
breve, clara e expressar a “personalidade” do pesquisador. A conclusão
apresentada deve estar relacionada aos objetivos e a hipótese da pesquisa.
3
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS DO ARTIGO
1 Título e subtítulo (se houver) em língua
estrangeira;
2 Resumo em língua estrangeira - não tem necessariamente
que ser em inglês, pode ser em espanhol ou frances, por exemplo;
3 Palavras-chave em língua estrangeira;
4 notas explicativas (se houver) com numeração
consecutiva em algarismos arábicos; as notas são usadas para comentários e
esclarecimentos que não devem aparecer no corpo do texto;
5 Referências – elaboradas de acordo com a NBR
6023 da ABNT;
6 glossário – elemento opcional, elaborado em ordem alfabética e
corresponde a uma lista de “palavras ou expressões técnicas de uso restrito
[...] acompanhadas da respectivas definições” (ABNT, NBR 6022, 2003, p. 2).
7 Apêndice – elemento opcional
que corresponde a “texto ou documento elaborado pelo autor a fim de
complementar sua argumentação” (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2). É identificado por
uma letra maiúscula seguida de travessão e do título. Exemplo:
APENDICE A – Título
8 Anexo – elemento opcional e corresponde a
“texto ou documento não elaborado pelo autor que serve de fundamentação,
comprovação ou ilustração” (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2). Exemplo:
ANEXO A – Título
Para formatar textos
acadêmicos o pesquisador deve abrir no computador o Programa Microsoft Word,
clicar em Formatar na Barra de Ferramentas e passar à seqüência de links,
na seguinte ordem:
1 Fonte
Fonte: Times new roman ou Arial
Estilo da Fonte: Normal
Tamanho: 12
Cor:
Automática
2 Parágrafo
Alinhamento: Justificado.
Níveo de tópico: Corpo de texto
Recuo esquerdo: 0 cm
Recuo direito: 0 cm
Espaçamento antes: 0 pt
Espaçamento depois: 0 pt
Especial: primeira linha / por- 1,25 cm
Entre linhas: 1,5
A próxima etapa é configurar a
página, o que deverá ser feito clicando-se em Arquivo na Lista de Ferramentas e
na seqüência de links, na seguinte ordem:
1 Margens
Superior: 3 cm
Inferior: 2 cm
Esquerda: 3 cm
Direita: 2 cm
Medianiz: 0 cm
2 A partir da
margem
Cabeçalho: 1,25 cm
Rodapé: 1,25 cm
3 Tamanho do
papel
Tamanho do papel: A4 com 210 X
297 mm
Largura: 21 cm
Altura: 29,7 cm
Orientação: Retrato
3.4 SINTESE NAS NORMAS TÉCNICAS (ABNT) DE
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
a)
Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5;
fonte 12 para o texto e fonte menor para citações com mais de três linhas,
notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações;
b)
o indicativo numérico das seções precede seu
titulo, separado por um espaço de caractere; o título das seções e subseções
deve ser separado do texto que o sucede ou que o precede por um espaço 1,5;
c)
as notas de rodapé devem ser digitadas com
fonte 11 dentro das margens, separadas do texto por um espaço simples e por um
filete de 3 cm a partir da margem esquerda;
d)
todo trabalho acadêmico deve conter citações
diretas e indiretas pois são elas que garantem o embasamento teórico do
trabalho; nas citações diretas o pesquisador se apropria das palavras do autor
e nas indiretas se apropria apenas das suas idéias; as citações diretas ou
indiretas são fundamentais na definição de conceitos;
e)
as citações diretas com mais de três linhas
devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor e sem aspas, acompanhadas da fonte (SOBRENOME
DO AUTOR, data da obra, número da página); exemplo:
Trabalho acadêmico é um
documento que representa o resultado de estudo,
devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser
obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso,
programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a orientação de um professor.
(ABNT NBR 14724, 2005, p. 3).
f)
as
citações indiretas não dispensam fonte, mas referencia-se apenas o sobrenome do
autor e a data da obra; exemplo:
Segundo a ABNT NBR 14724 (2005) o trabalho
acadêmico deve ser elaborado sob a orientação de um professor.
g)
Qualquer que seja o tipo de ilustração,
(desenhos, esquemas, fotografias, gráficos, plantas, retratos e outros) sua
identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa, do
numero, titulo ou legenda explicativa. A indicação da fonte é colocada abaixo
da figura.
Formato: 90x120cm
Titulo do trabalho:
Autor:
Orientador:
Introdução
Metodologia
Motivação/ Importância
Resultados e discussão
Conclusão
Palavras chaves
ANEXO
9 -
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
CENTRO
UNIVERSITARIO MOURA LACERDA
CURSO
DE MODA
Prof.
Me. ANGELA RODRIGUES
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: NBR 6022 DA ABNT
RIBEIRÃO
PRETO
2013
TÍTULO
DO ARTIGO
(artigo
cientifico não tem capa, nem folha de rosto nem sumário. Se inicia com o titulo
do artigo que deve ser grafado em fonte 12, maiúscula, em negrito e
centralizado. )
Nome
do aluno[1]*
Nome
do professor orientador * *
RESUMO[2]
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O texto
do resumo não tem entrada de parágrafos, é digitado em fonte tamanho 12 e
espaço 1,0 entre as linhas. O resumo não
deve ultrapassar 250 palavras.
Palavras-chave: Xxxxx. Xxxxxxxx. Xxxxxxxxx.
Xxxxxxxxx. Xxxxxxxxx[3]
1
INTRODUÇÃO[4]
Parte inicial do artigo
em que devem constar informações sobre a delimitação do tema abordado, “os
objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do
artigo”. (ABNT NBR 6022, 2003, p. 4).
2
DIVISÕES PRIMÁRIAS[5]
“Parte principal doa artigo, que contém a exposição ordenada e
pormenorizada do assunto tratado.” (ABNT NBR 6022, 2003, p.4). O
desenvolvimento é dividido em seções e subseções que variam de acordo com a
construção e a forma de abordagem do assunto pesquisado.
2.1. SUBDIVISÃO SECUNDÁRIA
2.1.1
Subdivisão terciária
_______________
* breve
curriculo do aluno
** breve curriculo do professor orientador que
o qualifique na área de conhecimento do artigo.
Se o artigo for complementado visualmente com
imagenns as mesmas devem ter legenda e fonte como o demonstra o exemplo abaixo:
Figura 1: Titulo ou breve nota explicativa[6]
Fonte: (SOBRENOME, ano, p. )
3
CONCLUSÃO
Parte final do artigo,
decorre de tudo que qa precede. A conclusão deve expressar o ganho intelectual
obtido com o artigo.
TITULO
DO ARTIGO EM LINGUA ESTRANGEIRA[7]
BASTRACT/RESUMEN/RÉSUMÉ
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Keywords/Palabras clave/Mots-clés:
NOTAS
EXPLICATIVAS[8]
As notas explicativas correspondem a
informações adicionais ao artigo e que não devem aparaecer no corpo do texto. A
numeração das notas deve ser consecutiva
em todo o artigo.
REFERENCIAS[9]
ANEXO 10 – BIBLIOGRAFIA BÁSICA POR ÁREA
Comunicação – Raquel Lovatti
BARNARD, Malcolm. Moda
e comunicação. Rio de Janeiro, Rocco, 2003.
BAUDRILLARD, Jean. A
sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos Ed. Lisboa: Edições 70,
1995.
JOFFILY, Ruth. O Jornalismo e a Produção de Moda. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 1991
Criação de Coleção – Luciana Avellar
Treptow, Doris. Inventando
Moda - Planejamento de coleção. Brusque: D. Treptow, 2007.
Erner, Guillaume. Vítimas da Moda? Como criamos, por que a seguimos. Senac: São
Paulo, 2005.
Criação de Coleção – Leda Braga Ferraz
LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro:
Rocco, 1997
CALDAS,
Dario. Observatório de Sinais: teoria e
prática da pesquisa de tendências. Rio
de Janeiro, Senac, 2004
SEIVEWRIGHT
, Simon. Fundamentos de Design de Moda : Pesquisa e Design. Porto
Alegre: Bookman, 2009
Comportamento – Caio Aguilar Fernandez
Elisabeth
Wilson, Enfeitada de Sonhos.
Introdução e Capítulo IX ("O traje de oposição").
SVENDSEN, Lars. Moda: Uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
SVENDSEN, Lars. Moda: Uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Machado de Assis, O
espelho (conto).
Filme:
A garota de Rosa Shocking (1986).
Filme:
A garota de Rosa Shocking (1986).
Cultura – Caio Aguilar Fernandez
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: Temas e Situações 4. ed. São Paulo:
Ática, 2010.
LARAIA, Roque de
Barros. Cultura: um conceito antropológico. 15. ed. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? 11. ed. Rio de Janeiro: Rocco,
2001.
Bibliografia
Complementar
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de
Janeiro: LTC, 1989
Desenho de Moda – Lilian Nomura
ARNHEIN, Rudolf. El Pensamiento Visual. Barcelonas: Ed
Pardos Buenos Aires, 1998
Design Gráfico – Leda Braga Ferraz
Gomes Filho, João. Gestalt do objeto sistemas de leitura visual da forma - Escrituras:
São Paulo, 2004
ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma Psicologia
da Visão Criadora. São Paulo: Editora Pioneira, 2011.
DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:
Martins Fontes, 2007.
Design de produto – Luicana Avellar
Kazazian, Thierry. Design e desenvolvimento sustentável: haverá a idade das coisas leves
- Autor:. Senac: São Paulo, 2005.
Moraes, Dijon de. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem - Edgard
Blucher: São Paulo, 2006.
Gomes Filho, João. Gestalt do objeto sistemas de leitura visual da forma - Escrituras:
São Paulo, 2004
CARDOSO, Rafael..Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
LUPTON, Ellen. Novos
Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SORGER, Richard. Fundamentos do Design de Moda. Porto
Alegre: Bookman, 2010.
BAXTER, Mike. Projeto de produto. Guia prático para o
desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação
pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2008.
Estamparia – Fabiana Mori
CHATAIGNER, Gilda. Fio a Fio: Tecidos, Moda e Linguagem.
São Paulo: Estação das Letras, 2010.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histórias, tramas, tipos e
usos. São Paulo: editora Senac, 2009.
UDALE, Jenny. Fundamentos
de Design de Moda: tecidos e moda. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Filosofia – Angela Maria Rodrigues
LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero. São Paulo: Cia
das Letras, 2009
SVENDSEN, Lars. Moda: Uma filosofia. Rio de Janeiro:
Zahar, 2010.
SOUZA, Gilda de Mello. O Espírito das Roupas. São Paulo:
Companhia das Letras, 2009.
Fotografia – Érico Andrade e Fernando Mello
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios.
Campinas: Papirus, 2001.
MARRA, Claudio. Nas
sombras de um sonho: história e linguagens da fotografia de moda. São
Paulo: Senac, 2008.
PEGRAM, Billy. Book – Direção de Modelos para Fotógrafos.
Santa Catarina: Editora Photos, 2010.
História da Arte – Maria de Fátima Mattos
ARGAN, G.C. Arte Moderna: Do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia
das Letras, 2008.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro:
LTC, 2009.
HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte.
São Paulo:Martins Fontes, 2000.
ARCHER. Michael. Arte Contemporânea:uma história
concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
História da Moda – Fabiana Mori
BOUCHER, F. História do vestuário no Ocidente. São Paulo: Cosac Naify, 2012
LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero. São Paulo: Cia
das Letras, 2009
CASTILHO, Kathia. Moda e Linguagem. São Paulo: Anhembi
Morumbi, 2009.
LAVER,
James
Marketing – Marco Antonio Nicotari
COBRA,
Marcos. Marketing e Moda. 2ª ed. Sao
Paulo: SENAC, 2010.
KOTLER, Philip. Administração de marketing – Edição do novo
milênio. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LIMA, Tânia. Marketing: o glamour dos negócios de moda.
São Paulo: IMMKT, 2008.
Modelagem – Juliana Bononi
DUARTE, Sônia. Saggese,
Sylvia. Modelagem Industrial Brasileira.Rio
de Janeiro:Letras & Espressões, 2010
SABRÁ, Flávio (org). Modelagem: tecnologia em produção de
vestuário.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009
Negócios de Moda
BERNARDI,
Luiz Antonio. Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e
estruturação. São Paulo: Atlas,
2011.
DEGEN,
Ronald J. O Empreendedor:
empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall,
2011.
DORNELAS,
J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3ª ed.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Organização de Eventos
NETO, Francisco Paulo
de Melo. Criatividade em eventos.
Contexto, 2008.
MEIRELES, Gylda Fleury.
Tudo Sobre Eventos. STS, 1999.
MATIAS, Marlene. Organização de Eventos: Procedimentos e
técnicas. Barueuri:Manole, 2010.
Planejamento de Coleção – Luicana Avellar
BAXTER, Mike. Projeto de produto. Guia prático para o
desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação
pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2008.
TREPTOW, Doris. Inventando Moda: Planejamento de
Coleção. Brusque: O Autor, 2009.
Pesquisa de tendências – Leda Braga Ferraz
BASILE, Aissa Heu e
Leite, Ellen Massucci. Como pesquisar
moda na Europa e nos EUA. São Paulo: Senac São Paulo, 1996
CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: teoria e prática da
pesquisa de tendências. Rio de
Janeiro, Senac, 2004
Produção de Moda – Luciana Avellar
Styling e criação de imagem de moda -
Autor: Astrid Façanha e Cristiane Mesquita. Senac: São Paulo, 2012.
O ciclo da moda - Autor: Marta Feghali
e Erika Schmid. Senac: Rio de janeiro, 2008.
Moda e Linguagem - Autor: Káthia
castilho. Anhembi Morumbi: São Paulo, 2005.
-
JOFFILY , Ruth. Produção de Moda. Rio de Janeiro:
Senac, 2011.
Publicidade
LAVER, James. A
Roupa e a Moda. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LEWIS, David. A Alma do novo consumidor. São Paulo:
Makron Books do Brasil, 2004.
Responsabilidade Social
KARKOTLI, GILSON;
ARAGÃO, Sueli Duarte. Responsabilidade
social: uma contribuição à gestão transformadora das organizações. 4. ed.
Petrópolis: Vozes, 2010.
IANNI, Octávio. A sociedade global. 9. ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
SINGER, Peter. Ética Prática. 3. ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2002.
Sociedade – Caio Aguilar Fernandes
IANNI, Octávio. A sociedade global. 9. ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
CRANE, Diana. A Moda e seu papel social: classe,
gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
HOLZMEISTER, Silvana. O estranho na moda: a imagem nos anos
1990. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: moda e destino
nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Sustentabilidade
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: As
estratégias de mudanças da Agenda 21. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Corporativa. São Paulo: Atlas, 2011.
Tecnologia têxtil
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histórias, tramas, tipos e
usos. São Paulo: Editora Senac, 2009.
CHATAIGNER, Gilda. Fio a Fio: Tecidos, Moda e Linguagem.
São Paulo: Estação das Letras, 2010.
RIBEIRO,
Luiz Gonzaga. Introdução a Tecnologia
Têxtil. Rio de Janeiro: CETIQT/SENAI, 1984.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histórias, tramas, tipos e
usos. São Paulo: editora Senac, 2009.
Visual Merchandising – Luciana Avellar
Vitrinas em diálogos urbanos - Autor:
Sylvia Demetresco: Anhembi Morumbi: São Paulo, 2005.
Marketing & moda - Autor: Marcos
Cobra. Senac: São Paulo, 2007. (inclusive para a área de negócios)
Entre vitrinas: Distribuição e visual
merchandising na moda - Autor: Françoise Sackrider, Gwenola Guidé e Dominique
Hervé. Senac: São Paulo, 2009.
REFERÊNCIAS
Lista das referencias das fontes consultadas
para a elaboração do projeto de acordo com a ABNT/NBR 6023.
Como elaborar referências: dicas importantes
1.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas
(ABNT) estabelece normas que padronizam vários aspectos dos trabalhos
acadêmicos. A NBR 6023 refere-se apenas
a normas para elaboração de referências de qualquer tipo de fonte (livros,
teses, monografias, artigos, material de Internet, fotografia, etc.) que sirva
de apoio e fundamentação para a elaboração de trabalhos acadêmicos, seminários,
resumos, resenhas, e outros.
2.
Os elementos essenciais de uma referência
permitem a identificação do material na biblioteca, em livrarias, na internet,
ou em qualquer suporte documental. De maneira geral esses elementos são:
sobrenome e prenome (s) do (s) autor (s) da obra (pessoa física
ou jurídica); título (livro, capitulo de livro, titulo de
artigos, etc.); número de edição, se houver (no caso específico de livro),
local (corresponde sempre ao nome de uma cidade), editora (casa
publicadora) e data (referente ao ano de publicação da fonte).
3.
As referências devem sempre ser organizadas em
ordem alfabética;
4.
Quando existirem mais de três autores
responsáveis pelo documento indica-se apenas o primeiro acrescentando-se a
expressão latina et al ( e
outros);
5.
Se o documento não for paginado ou a
numeração for irregular indica-se esta característica acrescentando Paginação
irregular ou Não paginado no final da referência;
6.
As referências dos documentos citados em
um trabalho devem ser organizadas em ordem alfabética e apresentadas no final
do trabalho;
7.
Nas
referências de livro a ordem dos
elementos da referência é sempre a mesma:
1º
autor (sobrenome em maiúscula, seguido de prenomes abreviados ou não);
2º
titulo da obra (destacado graficamente com itálico, negrito ou sublinhado)
3o.
subtítulo se houver (aparece separado do título por dois pontos (:) e não é
destacado graficamente)
4o.
número da edição (quando houver);
5o
local (corresponde sempre ao nome de uma cidade);
6o editora (nome da casa publicadora);
7o
data (ano da edição da obra).
2.2 MODELOS DE REFERÊNCIAS MAIS COMUNS
1. Modelo de referência de livro (monografia)
no todo:
GOMES, L.G. F.F. Novela e sociedade no
Brasil. 2.ed. Niterói: EdUFF, 1998.
2. Modelo de referência de capítulo de livro:
ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna.
In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (Org.). História
dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p.
7-16.
3. Modelo de referência de documento consultado
online:
SILVA, I. G. Pena de morte para o nascituro. O
Estado de S. Paulo. São Paulo, 19 set.1998. Disponível em:
. Acesso em: 19
set. 1998.
4.Modelo de referência de publicação periódica
(toda a coleção):
BOLETIN GEOGRAFICO. Rio de Janeiro: IBGE,
1943-1978.
5. Modelo de referência de uma revista em
particular:
DINHEIRO. São Paulo: ed. Três. N. 148, 28 jun.
2000.
6. Modelo de referência de artigo de revista
não assinado:
AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura
Econômica. Rio de Janeiro, v. 38, n.9, set. 1984.
7. Modelo de referência de artigo ou matéria de
jornal:
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha
de S. Paulo. São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p.
13.
8. Modelo de referência de filme:
OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge
Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1983. 1 videocassete.
9. Modelo de referência de documento
iconográfico:
KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes. 1980.
1 fotografia.
10. Modelo de referência de documento sonoro:
FAGNER, R. Revelação. Rio de Janeiro:
CBS, 1988. 1 CD.
11. Modelo de referência de documento de acesso
exclusivo em meio eletrônico:
AVES do Amapá: Banco de dados. Disponível em:
. Acesso em: 30 maio 2002.
12. Modelo de referência de material
cartográfico: (autor, título, local, editora, data,
designação específica –mapa, Atlas, etc.- e escala)
BRASIL e parte da América do Sul. São Paulo:
Michalany, 1981. 1 mapa. Escala 1:600.000.
13. Modelo de referência de trabalhos
acadêmicos:
MORGADO, M.L.C. Reimplante dentário.
1990. 51.f. Trabalho de conclusão de curso ( Especialização) – Faculdade de
Odontologia, Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, 1990.
[1] o
nome dos autores deve estar acompanhado
de um asterisco que reaparece em rodapé indicando um breve
currículo dos autores como o demonstra a rodapé abaixo.
[2]
centralizado, fonte maiúscula e negrito
[3]
as palavras chave devem ser separadas por ponto final e deve ser de uma média
de 3 a 6 termos.
[4]
digitado em maiuscula e negrito.
[5] os
titulos das seções principais devem ser digitados em maiscula e em negrito. Os
titulos das subseções secundárias devem
ser grafados em maiuscula e sem negrito e em caso de subdivisões terciárias
deve-se grafar em minuscula e negrito.
[6]
as legendas e a fonte das ilustrações devem ser digitadas em fonte tamanho 11.
[7]
O resumo em lingua estrangeira pode ser em ingles, espanhol ou francês por
exemplo.
[8]
As notas explicativas são opcionais.
[9]
nas referencias devem constar as informações referentes a todas as fontes
pesquisadas para a elaboração do artigo. A palavra referencias é digitada em
fonte 12 maiuscula e em negrito.