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Manual Artigo Científico em Moda




CURSO DE MODA






MANUAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM MODA












Ribeirão Preto, 2014


SUMÁRIO


 

1 APRESENTAÇÃO

2  DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NA CONCEPÇÃO E EXECUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

2.1 TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA

2.1.2   O PROJETO DE PESQUISA

2.2 PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM MODA

2.2.1 ARTIGO CIENTÍFICO EM MODA

2.2.1.1 ETAPAS DO ARTIGO CIENTÍFICO
2.2.1.2 DEFESA DO ARTIGO CIENTÍFICO
2.2.1.3 ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DO ARTIGO CIENTÍFICO

3. EQUIPE E ATRIBUIÇÕES

3.1. DOCENTES ORIENTADORES E SUAS ÁREAS DE PESQUISA
3.2. ATRIBUIÇÕES
3.2.1.CABE AO PROFESSOR ORIENTADOR:
3.2.2.CABE AO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM MODA:
3.2.3.CABE AOS ALUNOS/PESQUISADORES:
3.2.4.CABE AO COORDENADOR DO CURSO:
3.2.5.DAS ORIENTAÇÕES



1 APRESENTAÇÃO


O curso de Moda, através de seu NDE, instituiu atualizações no projeto pedagógico e desde 2010, o trabalho de conclusão de curso, que contempla a elaboração de um artigo cientifico de cunho teórico conceitual e um projeto experimental com forte ênfase prática, passaram a ser oferecidos respectivamente no 5º e 6º e no 7º e 8º períodos. Este manual limita-se a normatizar as etapas de concepção e execução do artigo científico.
O artigo científico consiste em uma pesquisa teórico-reflexiva que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da compreensão do fenômeno Moda e os seus vários desdobramentos. O processo de elaboração do artigo contempla três momentos: concepção, execução e defesa.
  A concepção da pesquisa inicia-se no 5º período na disciplina de Técnicas de Pesquisa Científica (8128). Neste momento o discente elabora seu projeto de pesquisa definindo o tema a ser pesquisado, os objetivos a serem atingidos, a relevância da pesquisa para a área da moda, assim como a literatura e os procedimentos metodológicos que viabilizarão a pesquisa.
A execução da pesquisa inicia-se no 6º período, na disciplina Produção Científica em Moda (8847), com a realização do que foi proposto no projeto de pesquisa. Nessa fase, os alunos e alunas realizam a pesquisa sob a orientação de um professor, e sintetiza em um artigo científico, o conhecimento produzido a partir de pesquisa bibliográfica e de posicionamentos autorais bem fundamentados.
A fase final da pesquisa requer a defesa do artigo científico perante uma banca examinadora composta pelo professor orientador e por mais dois professores que avaliarão a pesquisa em seus aspectos epistemológicos, técnicos e normativos.



2 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NA CONCEPÇÃO E EXECUÇÃO DO ARTIGO CIENTIFICO

As disciplinas envolvidas no processo de concepção e execução do artigo cientifico são Técnicas de Pesquisa Cientifica e Produção Cientifica em Moda.

 

2.1 TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA


A disciplina Técnicas de pesquisa científica - Cód  (8128) situada no 5º período do curso, tem como objetivos:
·                    Oferecer instrumentos conceituais basilares para a elaboração de pesquisas científicas que atendam as exigências acadêmicas do curso de Moda;
·                    Discutir a importância da relevância acadêmica e social da pesquisa acadêmica em termos de conceituação teórica;
·                    Discutir a estrutura lógica de projetos de pesquisa considerando as diretrizes da NBR 15287/2006 da ABNT;
·                    Apresentar técnicas de coleta de dados de pesquisa bibliográfica e diretrizes gerais de pesquisa na Internet;
·                    Orientar o processo de estruturação lógica de projeto de pesquisa em seus aspectos normativos, metodológicos  e redacionais.

2.1.2  O PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa é uma proposta elaborada antes da execução do artigo científico.  Consiste em uma descrição clara de todos os dados que permitam ao professor/orientador avaliar se o assunto escolhido é pertinente, se existe bibliografia suficiente para fundamentar teoricamente a pesquisa, se há um recorte temático que deixa claro os limites e a extensão da pesquisa; se os objetivos propostos são factíveis e se a metodologia selecionada está de acordo com o tipo de pesquisa a ser desenvolvida (Anexo 1).
Além do projeto de pesquisa, neste semestre o aluno realiza uma pesquisa bibliográfica prévia de formação, considerando a bibliografia sugerida pelo professor que mais se aproxima da área/assunto e tema escolhidos.
Esta pesquisa bibliográfica culmina em uma síntese de três referências bibliográficas a ser entregue para o professor orientador no momento da formalização do aceite de orientação (ANEXO 1).

2.2  PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM MODA

A disciplina Produção Científica em Moda - cód (8847), situada no 6º período do curso tem como objetivos:
·                    Apresentar critérios para escolha do orientador da pesquisa;
·                    Apresentar um cronograma das atividades da pesquisa a serem apresentadas em datas previamente definidas junto aos orientadores;
·                    Assessorar a redação do artigo científico em termos normativos (ABNT), técnicos e metodológicos;
·                    Definir os membros das bancas examinadoras considerando-se a compatibilidade entre tema da pesquisa e área de conhecimento dos examinadores;
·                    Definir datas e horários das defesas das pesquisas junto à coordenação do curso;
·                    Receber a versão final dos artigos em versão digital e impressa.
Ao final do segundo semestre o aluno passa por uma banca avaliadora, constituída pelo orientador e dois examinadores. O aluno é estimulado a publicar em edições catalogadas o seu artigo, promovendo, desta forma, a circulação de ideias na área.
2.2.1. Avaliação
N1: A Nota Regimental 1 será feita pela média aritmética das avaliações entre o professor responsável pela disciplina e pelo professor orientador da pesquisa.
N2. A Nota Regimental 2 será composta pela elaboração de um banner, com peso 2 e pela nota final da banca, com peso 8. Para a validação desta nota a banca é comprovada através de uma ATA (ANEXO 2) e de uma rubrica com notas acordadas pelos três professores participantes (ANEXO 3)
 N3: Será a nota obtida pelo aluno em banca substitutiva, na presença do professor da disciplina e do orientador, com nota variando de 0 a 10. Para a validação desta nota a banca é comprovada através de uma Ata e de uma rubrica com notas acordadas pelos dois professores participantes.
Frequência: O aluno é aprovado na disciplina com no mínimo 75% de frequência nas orientações, comprovadas em papelaria própria, sob responsabilidade do professor orientador. (ANEXO 4)

Conforme o Art. 57º. Do regimento do Centro Universitário Moura Lacerda, o aluno é considerado aprovado obtendo frequência mínima de (75%) e nota semestral superior ou igual a 6,0 (seis inteiros), resultante da média aritmética das duas notas (N1 e N2) obtidas no semestre.

 

2.2.1 ARTIGO CIENTÍFICO EM MODA

O inicio da elaboração do artigo cientifico requer a formalização do processo de orientação que se dá com a elaboração de uma síntese do projeto de pesquisa (ANEXO 5)  a ser entregue para o professor orientador que avaliará  sua pertinência e factibilidade, juntamente com a carta de aceite (ANEXO 5).  Esta síntese é avaliada juntamente com a análise da pesquisa bibliográfica prévia. O orientador tem autonomia para decidir se aceita ou não orientar a pesquisa, assinando um documento de aceite ou encaminhando o aluno para um outro docente. O critério para a definição do orientador/orientando baseia-se na compatibilidade entre tema proposto e área aderente do professor. 
O artigo científico pode ser artigo de revisão ou artigo original.  Deve contemplar a elucidação de problemáticas relevantes da moda em suas diferentes áreas considerando a análise e síntese da literatura especializada.
Em linhas gerais, o artigo consiste em uma pesquisa teórico reflexiva que demonstre que o discente está apto a ler, escrever e refletir sobre o fenômeno moda a partir do domínio da literatura especializada e de posicionamentos autorais  bem fundamentados.
2.2.1 ETAPAS DO ARTIGO CIENTÍFICO

A elaboração do artigo científico conta com o respaldo constante do professor orientador e do professor responsável pela disciplina de Produção Cientifica em Moda (ANEXO 7).  Ambos também assessoram a elaboração do banner (ANEXO 8) cientifico que consiste em um subproduto do artigo e objetiva divulgar as pesquisas realizadas no curso de moda. 
A primeira versão do artigo cientifico é avaliada em termos metodológicos e normativos  pelo professor da disciplina Produção Científica em Moda e em termos de conteúdo, pelo professor orientador. 
Em sua versão definitiva o artigo é avaliado através de defesa pública perante uma banca examinadora composta pelo professor orientador e mais dois professores convidados.  Cabe ao orientador presidir a defesa da pesquisa e avaliar, juntamente com os membros da banca o artigo e o banner científico considerando os critérios apresentados no ANEXO 8.
O discente deve entregar 3 (três) cópias do artigo para serem encaminhadas para os membros da banca examinadora, seguindo as normas de apresentação constantes no ANEXO 9..

2.2.1.2  DEFESA DO ARTIGO CIENTÍFICO
A apresentação do trabalho pelo aluno à banca acontece com o apoio de equipamento audiovisual, em cronograma previamente divulgado. São destinados 15 minutos à apresentação oral do aluno, seguidos de arguição por dois professores convidados, sendo necessariamente um pertencente ao corpo docente e podendo um deles ser substituído por professor convidado.
A comprovação da banca é feita em Ata (ANEXO 2) seguindo os critérios elencados no (ANEXO 3)

2.2.1.3  ENTREGA DO ARTIGO EM SUA VERSÃO DEFINITIVA.
Deverá ser entregue uma versão impressa e um CD contendo versão digital, em Word, em data definida previamente pelo professor da disciplina de Produção Cientifica em Moda, com pelo menos uma semana de prazo após o acontecimento da banca.
Esta versão deverá considerar as sugestões feitas pelo corpo de examinadores, ou justificado por escrito os motivos pelos quais as sugestões não foram acatadas. A nota da banca é condicionada às correções sugeridas.

3. EQUIPE E ATRIBUIÇÕES


Professora responsável pelas disciplinas Técnicas de Pesquisa Científica e Produção Científica em Moda: Angela Maria Rodrigues

3.1. DOCENTES ORIENTADORES E SUAS ÁREAS DE PESQUISA
Prof. MsC. Marco A. Nicotari
·                    Negócios de Moda
·                    Marketing
Prof.ª Esp. Luciana Avellar
·                    Visual Merchandising
·                    Planejamento de Coleção
·                    Design de produto
Prof.ª MsC. Leda Braga Ferraz
·                    Criação de Coleção
·                    Design Gráfico
·                    Estamparia
·                    Comunicação
·                    Publicidade
Prof.ª MsC. Fabiana Mori
·                    Estamparia
·                    História da Moda
·                    Arquitetura
Prof. MsC. Caio Aguilar Fernandes
·                    Responsabilidade Social
·                    Sustentabilidade
·                    Cultura
·                    Comportamento
Prof.ª Esp. Juliana Bononi
·                    Modelagem
Prof. Esp. Érico Andrade
·                    Fotografia
Prof.ª Esp. Raquel Lovatti
·                    Organização de Eventos
·                    Comunicação
·                    Publicidade
·                    Literatura
Prof. Esp. Lilian Nomura Aidar
·                    Desenho de Moda
·                    Ficha técnica
Profa. MsC. Angela Maria Rodrigues
·                    Filosofia
·                    Comportamento
Profa. Dra. Maria de Fátima Mattos
·                    História da Arte
Cada área de pesquisa tem bibliografia específica que deverá ser lida durante a disciplina Técnica de Pesquisa Científica (ANEXO 8)

3.2. ATRIBUIÇÕES
3.2.1.Cabe ao professor orientador:
·                    Avaliar e se necessário - rever – o projeto de pesquisa desenvolvido na disciplina Técnicas de Pesquisa Científica;
·                    Definir o dia e horário das orientações;
·                    Indicar a bibliografia básica necessária para a elaboração do artigo cientifica;
·                    Ler, discutir, corrigir o texto acadêmico produzido em todas as suas etapas;
·                    Presidir a banca examinadora.
3.2.2.Cabe ao professor responsável pela disciplina de Produção Científica em Moda:
·                    Operacionalizar o processo de orientação;
·                    Definir o cronograma das atividades da pesquisa;
·                    Orientar a pesquisa em seus aspectos normativos e metodológicos;
·                    Dirimir quaisquer dúvidas referentes ao processo da pesquisa;
·                    Organizar as bancas examinadoras e divulgar as defesas para toda a comunidade acadêmica.
3.2.3.Cabe aos alunos/pesquisadores:
·                    Contactar o professor que melhor se adéqua ao tema da pesquisa a partir da apresentação de uma síntese do projeto de pesquisa e de uma síntese de pesquisa bibliográfica de formação;
·                    Definir junto ao orientador a data e horário das orientações;
·                    Cumprir rigorosamente o cronograma das atividades propostas;
·                    Comparecer em pelo menos 75% das orientações;
·                    Defender seu artigo cientifico perante a banca examinadora;
·                    Corrigir o artigo considerando as sugestões da banca examinadora.
·                    Entregar a versão definitiva do artigo científico para o professor de Produção Cientifica em Moda.

3.2.4.Cabe ao coordenador do curso:
Acompanhar todo o processo descrito acima e zelar para que as normas do projeto sejam seguidas, bem como o Regimento da Instituição.
Emitir certificado após o acontecimento das bancas.

3.2.5.Das orientações
Os horários de orientação devem estar compreendidos dentro do horário acadêmico de aulas do CUML, ou seja, das 7h30 às 12h15/ das 13h30 às 17h30/ das 18h30 às 22h30.
Uma unidade de orientação equivale à uma hora/aula (45 minutos);
As orientações devem ocorrer apenas em dias letivos: dias não letivos, folga discente ou reservados para atividades não presenciais não podem gerar pontos de orientação. Sábados são considerados dias letivos.
Os horários de orientação não podem coincidir com horários de aula do professor.
Os comprovantes de matrícula devem sempre ser observados pelo orientador, junto ao professor da disciplina.











 

 

 

 

 

 

ANEXOS



ANEXO 1 PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA




TÍTULO DO PROJETO




Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário Moura Lacerda para cumprimento das exigências parciais para a obtenção do título de xxxxxxx em xxxxx sob a orientação do prof. xxxxxxxx.










RIBEIRÃO PRETO

200X


(modelo de sumário)
SUMÁRIO



1 APRESENTAÇÃO ............................................................
p.
2 PROBLEMÁTICA E HIPÓTESE DA PESQUISA ............
p.
3 OBJETIVO(S) ..................................................................
p.
4 JUSTIFICATIVA ..............................................................
p.
5 QUADRO TEÓRICO DE REFERÊNCIA .........................
p.
6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ........................
p.
7 CRONOGRAMA ..............................................................
p.
REFERÊNCIAS ..................................................................
p.



1 APRESENTAÇÃO
A apresentação é o tópico do projeto em que se expõe com clareza o assunto da pesquisa, o recorte temático e sua relevância a partir de reflexões pessoais e de pesquisas bibliográficas prévias. A apresentação corresponde ao tópico inicial do projeto e deve ser escrito com base em no mínimo 3 artigos científicos (ou monografias, dissertação de mestrado e teses de doutorado).
A apresentação corresponde a um texto em que o aluno deixa claro o assunto e o recorte temático escolhidos e demonstra que leu e entendeu uma bibliografia básica que lhe permite escrever com segurança despertando assim a credibilidade do leitor.
Neste tópico do projeto deve ficar claro:
1)           Qual o assunto escolhido para realizar a pesquisa?
a.            lembre-se que o assunto é sempre algo genérico, amplo;
b.            contextualize esse assunto em uma das grandes áreas de pesquisa do curso de Moda (Criação, Design, Negócios de Moda, História e comportamento, Comunicação, Visual Merchandising, Modelagem e Ilustração): 
c.            Exemplo de assunto: Moda e estética corporal
2)           Como o assunto foi delimitado;
a.            Lembre-se que a delimitação refere-se a algo específico e é uma das abordagens possíveis que delimita a extensão do assunto;
b.            A delimitação corresponde a recortes feitos com base em escolhas específicas referentes ao assunto, de modo que o mesmo fique bastante restrito e específico;
c.            Exemplo de assunto delimitado: Moda e estética corporal: o caso Isabelle Caro;
3)           Quais os principais conceitos relacionados ao tema escolhido e o que cada um significa considerando a bibliografia consultada;
a.            Considerando o exemplo acima, os conceitos que são fundamentais para se iniciar a pesquisa são: Moda,  distúrbios alimentares, anorexia, Isabelle Caro
4)           Quem já escreveu sobre o assunto? O que os autores dizem? Quais as ideias que eles defendem?
5)           O assunto é atual?

                  Exigências mínimas para se escrever a apresentação:
1)            mínimo de 3 referencias bibliográficas (artigos, livros, dissertações e teses);
2)           mínimo de três citações diretas curtas;
3)           mínimo de três citações diretas longas;
4)           quantos resumos forem necessários para sintetizar  a literatura consultada.

A apresentação tem em média 2 páginas de texto.

2 PROBLEMÁTICA E  HIPÓTESE DA PESQUISA
Tendo em mente que toda pesquisa visa solucionar um problema, superar uma dúvida, explicar o que é confuso, tornar explícito e claro o que é obscuro, o pesquisador tem que definir com clareza o que exatamente quer descobrir com a execução da pesquisa. A problemática da pesquisa deve ser elaborada sempre na forma de uma pergunta clara, objetiva e técnica. Para se certificar se a problemática é técnica e pertinente ao curso  de Moda, o pesquisador deve refletir se compete especificamente a um profissional da sua área responde-la com êxito.
Vale ainda acrescentar que perguntas inteligentes sugerem respostas inteligentes e que perguntas ambíguas, confusas e muito pretensiosas podem comprometer o desenvolvimento do artigo científico; existem também perguntas que são relevantes, mas que não constituem problemáticas de pesquisa porque podem ser respondidas independentemente de uma pesquisa científica.
Em alguns projetos de pesquisa é possível se definir a hipótese que será defendida pelo pesquisador. A hipótese consiste em uma resposta provisória, antecipada à problemática da pesquisa. O embasamento teórico de maneira geral dá consistência à hipótese apresentada.

A problemática limita-se a uma pergunta que sintetiza o que se pretende esclarecer com a pesquisa.
 Exemplo: Como analisar os padrôes estéticos comuns ao universo da moda a partir de uma reflexão do caso Isabelle Caro? 

3 OBJETIVO(S)
Existem vários tipos de pesquisa, tais como 1) pesquisa exploratória, 2) pesquisa descritiva e 3) pesquisa explicativa.  O objetivo de uma pesquisa científica está diretamente relacionado com a problemática e com o tipo de pesquisa propostos. A especificação dos objetivos ajuda o pesquisador a definir o que pretende alcançar com o artigo científico. Nesse sentido, recomenda-se a utilização de um verbo que se enquadre melhor ao objetivo geral -  e outro(s) referente (s) aos seus desdobramentos –objetivo(s) específico(s)

De maneira geral se define o objetivo com um verbo no infinitivo: descrever, analisar, julgar, medir, organizar, explicar, comparar, testar, simular, calcular, discutir, esclarecer, relatar, repetir, nomear, empregar, manipular, usar, avaliar, etc.

Exemplo:

 O Objetivo geral da pesquisa é:

·                    Avaliar a influência que a moda exerce nos padrões estéticos femininos à luz do caso Isabelle Caro;

Para atingir estes objetivos, teremos como objetivos específicos: 

·                    Definir o conceito de distúrbios alimentares e de anorexia;
·                    Refletir sobre o impacto das exigências dos criadores de moda nos padrões da estética corporal de modelos a partir da década de 1990;
·                    Refletir via Isabelle Caro, se tem havido evolução na percepção do papel que a Moda exerce na saúde das consumidoras dos produtos de moda;

 

4 JUSTIFICATIVA

Nesse tópico deve-se esclarecer qual a importância da pesquisa e porque ela merece ser desenvolvida. As duas questões que seguem contemplam aspectos teóricos e práticos. 
1.            Qual a importância acadêmica do assunto escolhido?
2.            Qual a importância prática da pesquisa?

Neste tópico o aluno deve elaborar um texto autoral, em uma média de uma página e meia, com argumentos que demonstram a relevância do que se pretende pesquisar.

5 QUADRO TEÓRICO DE REFERÊNCIA
Dentre os autores que abordam o assunto escolhido, o pesquisador geralmente privilegia aqueles que se aproximam mais dos seus objetivos e que serão exaustivamente explorados durante a fase da pesquisa bibliográfica. Essa escolha de maneira geral é discutida com os professores/orientadores. A percepção clara das palavras-chave da pesquisa ajuda muito no processo de seleção do referencial teórico. 
            Este é um dos tópicos mais longos do projeto, é neste momento que o pesquisador deixa claro porque os autores escolhidos contribuirão para fundamentar a pesquisa sobretudo do do ponto de vista teórico-conceitual.

Exigências mínimas para a elaboração do quadro teórico:
·                    Mínimo de três referencias bibliográficas: livro, dissertação de mestrado e tese de doutorado;
·                    Mínimo de 4 citações diretas longas;
·                    Mínimo de 4 citações diretas curtas;
·                    Quantas citações indiretas forem necessárias.

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Toda pesquisa acadêmica requer uma metodologia específica, portanto, o pesquisador tem que deixar claro como pretende atingir os objetivos propostos. A resposta às questões que seguem dão uma visão clara de como a pesquisa será desenvolvida no que diz respeito, sobretudo à coleta de dados.
1)           Quais os instrumentos de coleta de dados?
·                       Pesquisa bibliográfica?
·                       Pesquisa documental?
·                       Pesquisa iconográfica?
·                       Observação sistemática?  assistemática?
·                       Entrevista estruturada? Não estruturada?
·                       Questionários de questões abertas?  Fechadas?  de múltipla escolha?
·                       Formulário?
2)           Quais as técnicas/instrumentos que garantirão a execução da pesquisa?
3)           Haverá algum tipo de teste? Simulação computacional? Experimentação? Quando? Onde? Porque? É um estudo de caso?

7 CRONOGRAMA
O cronograma corresponde à organização no calendário de todas as atividades que serão desenvolvidas do início ao fim do artigo científico.

















ANEXO 2 – ATA DE DEFESA DE ARTIGO CIENTÍFICO DO CURSO DE MODA


Aos ____ dias do mês de _______ do ano de _______, às ____ horas, sob a presidência do (a) ___________________________________________________ em sessão pública, reuniu-se, no Centro Universitário Moura Lacerda – Curso de Moda  -  localizado na Av. Dr. Oscar de Moura Lacerda, 1520, a Banca Examinadora, para defesa da pesquisa realizada pelo (a) aluno (a) __________________________________________________. A banca examinadora foi constituída pelos professores __________________________________________ e _____________________________________________________________. Iniciados os trabalhos, o (a) Presidente da banca deu conhecimento aos membros da banca e ao candidato das normas que regem a defesa da pesquisa. A seguir, passou-se a defesa. Encerrada a defesa, procedeu-se ao julgamento, tendo sido o(a) candidato(a) _______________________, com média ________, atendendo-se a todas às exigências legais. Nada mais tendo a tratar, lavrou-se a presente ata, assinada pelos membros da Banca Examinadora e pelo Presidente da Banca Examinadora, na qualidade de Secretário (a) “Ad Hoc” dos trabalhos.

 Ribeirão Preto, ______ de dezembro de 2014.



(Presidente)



Membro examinador

Membro examinador



ANEXO 3 – RUBRICA PARA ATRIBUIÇÃO DE NOTA À BANCA DE ARTIGO CIENTÍFICO




Ótimo
(9,0 – 10,0)

Bom
(8,0 – 7,5)

Regular
(7,0 – 6,0)

Insuficiente
(5,0 – 0,0)

Escrita do Capítulo

- Introdução, Conclusão e Referências Completas.

- Introdução, Conclusão e referências Incompletas.


- Um dos três itens faltando


- Dois ou mais dos três itens faltando

Estrutura do Artigo
(Item com peso 2)

Desenvolvimento do artigo contendo divisões primárias e secundárias completas.

Desenvolvimento do artigo contendo divisões primárias e secundárias Incompletas, mas bem estruturado.



Desenvolvimento do artigo contendo divisões primárias e secundárias incompletas e mal estruturado.

Desenvolvimento insuficiente.

Levantamento das Fontes (Referências) e Leituras

- De 5 a 10 fontes pesquisadas e lidas/incorporadas ao texto


- 5 fontes pesquisadas e lidas/incorporadas ao texto


- 2 a 3 fontes pesquisadas e lidas/incorporadas ao texto


- Uma única fonte pesquisada e lida/incorporada ao texto


Língua Portuguesa/Coesão e Coerência

- Uso da Norma Culta
- Coesão e Coerência
- Trabalho Revisto
- Preocupação com o Leitor do Trabalho



- Uso da Norma Culta
- Coesão e Coerência

- Uso irregular da Norma Culta
- Coesão e Coerência irregulares

- Não uso da Norma Culta
- Falta de Coesão e Coerência

Envolvimento com o Trabalho de Pesquisa

- Grande Envolvimento
- Grande Motivação para realizar a Pesquisa

- Envolvimento para realizar a Pesquisa
- Cumprimento de Exigência Curricular

- Pouco envolvimento para realizar a Pesquisa
- Dificuldade de Cumprimento de Exigência Curricular

- Nenhum envolvimento para realizar a Pesquisa
- Não cumprimento de Exigência Curricular



Apresentação do Trabalho e
Banner


- Preparo da Apresentação levando em consideração tempo, clareza e objetividade.
- Banner Completo, Claro e Bem Estruturado para a Apresentação.


- Preparo da Apresentação de forma levando em consideração o tempo.
- Banner Completo

- Preparo da Apresentação de forma apressada
- Banner Incompleto/Mal Estruturado

- Apresentação não preparada
- Não elaboração do Banner.


ABNT

- Observação das regras da ABNT em todas as dimensões do Artigo

- Observação das regras da ABNT nos elementos-chave do Artigo (Referências e Citações)

- Pouca observação das regras da ABNT em todas as dimensões do Artigo


- Não observação das regras da ABNT no Artigo

Originalidade e
Processo Pedagógico

- Trabalho Original
- Relevância
- Compreensão do Processo de Pesquisa


- Trabalho Relevante para a Área
- Compreensão do Processo de Pesquisa

- Trabalho pouco Relevante
- Compreensão parcial do Processo de Pesquisa

- Uso de Plágio
- Nenhuma Compreensão do Processo de Pesquisa
(Trabalho Reprovado)




ANEXO 4 - SÍNTESE DO PROJETO DE PESQUISA

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
CURSO DE MODA





NOME DO ALUNO




SÍNTESE DO PROJETO DE PESQUISA E DEFINIÇÃO DE ORIENTADOR





RIBEIRÃO PRETO
ANO


1.            Tema de pesquisa e recorte temático
2.            Problemática a ser resolvida na pesquisa
3.            Objetivos da pesquisa
Objetivo geral:
Objetivos específicos:

4.            Literatura consultada até o momento
Livros:
Artigos científicos:
Dissertações:
Teses:

5.            Procedimentos metodológicos:
Pesquisa bibliográfica (    )
Pesquisa de campo/ Questionário/ formulários (     )
Pesquisa documental (     )
Observação in loco/ visita técnica (     )
Programas de computador (     )
Especifique:

Indique Nome completo e a titulação do professor orientador:
Especifique o dia e horário da orientação:


Assinatura de aceite do professor orientador:

Espaço reservado para ciência do professor da disciplina


Espaço reservado para ciência do Coordenador do Curso:

 



ANEXO 5 – CARTA DE ACEITE DO ORIENTADOR

 

Eu, _________________________________________________, professor(a)
do curso de Moda, do Centro Universitário Moura Lacerda, declaro que aceito orientar o/a  aluno/a  ______________________________________________
______________________, cód: ___________________________, para o desenvolvimento do Artigo Científico em Moda, no  (     ) primeiro –
(     ) segundo semestre de 20_______,
 na área de __________________________________________________.

As orientações ocorrerão das _____h______ até as _______h _______, às ______________ feiras.

 

 

Professor orientador: ___________________________________________

Aluno: _______________________________________________________

 

 

 

Ribeirão Preto, ______ de ________________, de 20_______.
ANEXO 6 –

Controle de Frequência em Orientação para Artigo Científico em Moda



Aluno:

Código:
Professor:


DATA
HORA
Atividade desenvolvida
ASSINATURA.
professor
ASSINATURA
Aluno (a)
1.                   




2.                   




3.                   




4.                   




5.                   




6.                   




7.                   




8.                   




9.                   




10.                





Informações da Sala dos Professores




Despacho do Coordenador do Curso
(   ) Para Arquivo
(   ) Para Pagamento
Assinatura Coordenador:
Data:
Acompanha ata de defesa
Sim (    )
Não (    )
Pré-banca (    )
Banca Final (    )

espacho da Pró-Reitoria Acadêmica
(   ) Para Arquivo
(   ) Para Pagamento
Parecer:

Assinatura:
Data:




ANEXO 7 -

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LECARDA

CURSO DE MODA








PROF. MS. ANGELA RODRIGUES

SÍNTESE NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
















RIBEIRÃO PRETO
2012



APRESENTAÇÃO
A partir de 2010 , definiu-se que a elaboração e a  defesa de um artigo científico constitui um dos quesitos para a obtenção do grau de bacharel em Moda no Centro Universitário Moura Lacerda. As disciplinas de suporte para a concepção e elaboração do artigo são Técnicas de Pesquisa Científica e Produção Científica em Moda. A primeira disciplina é ministrada  no 5º. Período e resulta na elaboração do projeto de pesquisa. Neste momento os discentes  contam com o apoio metodológico e normativo do professor responsável pela disciplina.  A execução do projeto, ou seja, a elaboração do artigo científico é elaborada no 6º. Período, na disciplina de Produção Científica em Moda.  Nesta fase a pesquisa é desenvolvida sob a orientação de um professor orientador, co-responsável pelo artigo científico. Cabe ao professor responsável pela disciplina de Produção Cientifica, operacionalizar o processo da pesquisa e dirimir  eventuais dúvidas metodológicas e normativas.
Para que os artigos sejam padronizados quanto à sua forma de apresentação, considra-se a NBR 6022 da ABNT assim como as exigências previamente definidas junto à coordenadoria do curso  de Moda.
 Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) artigo científico é uma produção acadêmica com “autoria declarada que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” ( NBR 6022, 2003, p. 2).
O artigo científico contempla questões epistemológicas, metodológicas e normativas e no  caso específico do artigo científico do curso de Moda, o conhecimento produzido pode contemplar temas das mais diversas áreas tais como negócios de moda, história da moda, modelagem, design de moda, dentre inúmeros outros. As questões epistemológicas relacionam-se ao domínio do conhecimento apresentado e sua validade e credibilidade é condicionado ao método utilizado para se construir o raciocínio. A apresentação dos resultados da pesquisa é normalizada pela ABNT.
A NBR 6022:2003 define que o artigo pode ser de revisão, frutos de reflexão e síntese de pesquisa bibliográfica ou  original,  em que prevalecem  abordagens  inéditas. 
No artigo de revisão a contribuição do pesquisador recai na compilação de dados de pesquisa bibliográfica que permitam a elucidação de problemáticas teóricas relevantes para a área da Moda. Nesse tipo de artigo o que se evidencia é a capacidade do pesquisador de ler, analisar, interpretar e sintetizar conhecimentos já consagrados da área e, a partir disso, construir um raciocínio consistente balizado pela reflexão crítica, maturidade intelectual, domínio de conceitos  e criatividade.
O artigo original requer abordagens inéditas de problemáticas teóricas, práticas ou técnicas. Apesar de seu escopo requerer pesquisa bibliográfica, imprescindível para a definição dos termos e para a apresentação do “estado da arte”, o artigo original muitas vezes excede os limites da  pesquisa da literatura com dados e conhecimentos produzidos a partir de  estudos de caso, estudos experimentais, pesquisas de campo, pesquisa ação, dentre várias outras possibilidades.
A extensão de um artigo científico varia em uma média de 15 a 20 páginas contando todos os seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Devido a essa limitação, a pesquisa requer muita leitura, mas nem tudo o que é lido, apreendido aparece explicitamente no texto.
            A estrutura redacional do artigo científico em Moda será apresentado a seguir, com base nas prescrições normativas da NBR 6022: 2003 e em conformidade com exigências específicas do curso de Bacharel em Moda do Centro universitário Moura Lacerda (CUML).

1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS DO ARTIGO

Os elementos pré textuais devem aparecer na seguinte ordem:
1 título e subtítulo (se houver) – deve aparecer na página de abertura do artigo;
2 nome do(s)  autor (s)- um breve currículo dos autores (pesquisador e orientador) deve ser feito em rodapé na página de abertura do artigo.  Nesse currículo bastam informações que qualifiquem os autores na área da Moda.
3 resumo em língua portuguesa – apresentação concisa do artigo; deve ser elaborado com o máximo de 250 palavras, seguido das palavras-chave.
4 palavras-chave – correspondem aos conceitos mais representativos do artigo;  devem  ser separadas entre si por ponto.

2 ELEMENTOS TEXTUAIS DO ARTIGO

2.1. Introdução
“Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo” (ABNT, NBR 6022, 2003, p. 4, grifo nosso). A introdução dispensa citações, imagens e síntese de literatura. Não é uma seção numerada.

2.2. Desenvolvimento
Parte principal do artigo em que se expõe com clareza e profundidade os resultados da pesquisa. É “dividido em seções e subseções [...] que variam em função da abordagem do tema e do método” (ABNT, NBR 6022:2003, p. 4) . A numeração das seções e subseções é progressiva  (exemplo: 1; 1.1, 1.2. 2, 2.1, 3)
Independentemente de o artigo ser de resumo ou original é obrigatória a pesquisa bibliográfica que requer capacidade de ler, resumir, resenhar e fichar o material estudado para fundamentar a pesquisa. Independentemente do recurso utilizado para a coleta de dados bibliográficos (resumo, resenha ou citações diretas) é obrigatória a indicação da fonte pesquisada como prescreve a ABNT, caso contrário pode se configurar o plágio que justifica a reprova do artigo.
Os artigos elaborados como exigência do Curso de Moda do CUML deve conter no mínimo 3 citações diretas curtas, 3 citações diretas longas e quantas citações indiretas (resumos) forem necessárias para apresentar os dados da pesquisa bibliográfica.
A BNR 10520 (2002) da ABNT prescreve que as citações diretas curtas (com até três linhas)  aparecem entre aspas seguidas da referência do autor, da data da obra e da página citada. As citações diretas longas (com mais de três linhas) requerem um recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte e espaçamento entre as linhas menor e indicação do sobrenome do autor, da data da obra e do número da página citada. Se o material consultado não apresentar número de página, acrescenta-se a informação “não paginado” depois da data.
Por se tratar de um artigo de Moda, é bastante comum e recomendado, o uso de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outras)  que complemente visualmente o texto.
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida dapalavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta,quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto,em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. (ABNT, NBR 14724, 2011, p. 11).

2.3 Conclusão
Parte final do texto, não é numerada, deve ser breve, clara e expressar a “personalidade” do pesquisador. A conclusão apresentada deve estar relacionada aos objetivos e a hipótese da pesquisa.

3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS DO ARTIGO

1 Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;
2 Resumo em língua estrangeira - não tem necessariamente que ser em inglês, pode ser em espanhol ou frances, por exemplo;
3 Palavras-chave em língua estrangeira;
4 notas explicativas (se houver) com numeração consecutiva em algarismos arábicos; as notas são usadas para comentários e esclarecimentos que não devem aparecer no corpo do texto;
5 Referências – elaboradas de acordo com a NBR 6023 da ABNT;
6 glossário – elemento  opcional, elaborado em ordem alfabética e corresponde a uma lista de “palavras ou expressões técnicas de uso restrito [...] acompanhadas da respectivas definições” (ABNT, NBR 6022, 2003, p. 2).
7 Apêndice – elemento  opcional  que corresponde a “texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação” (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2). É identificado por uma letra maiúscula seguida de travessão e do título. Exemplo:
APENDICE A – Título
8 Anexo – elemento opcional e corresponde a “texto ou documento não elaborado pelo autor que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração” (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2). Exemplo:
ANEXO A – Título








3.3         COMO FORMATAR TEXTO E CONFIGURAR PÁGINA (ABNT)


Para formatar textos acadêmicos o pesquisador deve abrir no computador o Programa Microsoft Word, clicar em Formatar na Barra de Ferramentas e passar à seqüência de links, na seguinte ordem:

 

1 Fonte

Fonte: Times new roman ou Arial
Estilo da Fonte: Normal
Tamanho: 12
Sublinhado: Nenhum

Cor: Automática

 

2 Parágrafo

Alinhamento: Justificado.
Níveo de tópico: Corpo de texto
Recuo esquerdo: 0 cm
Recuo direito: 0 cm
Espaçamento antes: 0 pt
Espaçamento depois: 0 pt
Especial: primeira linha  / por- 1,25 cm
Entre linhas: 1,5

A próxima etapa é configurar a página, o que deverá ser feito clicando-se em Arquivo na Lista de Ferramentas e na seqüência de links, na seguinte ordem:

1 Margens 
Superior: 3 cm
Inferior: 2 cm
Esquerda: 3 cm
Direita: 2 cm
Medianiz: 0 cm
2 A partir da margem
Cabeçalho: 1,25 cm
Rodapé: 1,25 cm

3 Tamanho do papel 
Tamanho do papel: A4 com 210 X 297 mm
Largura: 21 cm
Altura: 29,7 cm
Orientação: Retrato

3.4 SINTESE NAS NORMAS TÉCNICAS (ABNT) DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS


a)           Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5; fonte 12 para o texto e fonte menor para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações;
b)           o indicativo numérico das seções precede seu titulo, separado por um espaço de caractere; o título das seções e subseções deve ser separado do texto que o sucede ou que o precede por um espaço 1,5;
c)            as notas de rodapé devem ser digitadas com fonte 11 dentro das margens, separadas do texto por um espaço simples e por um filete de 3 cm a partir da margem esquerda;
d)           todo trabalho acadêmico deve conter citações diretas e indiretas pois são elas que garantem o embasamento teórico do trabalho; nas citações diretas o pesquisador se apropria das palavras do autor e nas indiretas se apropria apenas das suas idéias; as citações diretas ou indiretas são fundamentais na definição de conceitos;
e)           as citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor  e sem aspas, acompanhadas da fonte (SOBRENOME DO AUTOR, data da obra, número da página); exemplo:

Trabalho acadêmico é um
documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a orientação de um professor. (ABNT NBR 14724, 2005, p. 3).


f)              as citações indiretas não dispensam fonte, mas referencia-se apenas o sobrenome do autor e a data da obra; exemplo:
Segundo a ABNT NBR 14724 (2005) o trabalho acadêmico deve ser elaborado sob a orientação de um professor.
g)           Qualquer que seja o tipo de ilustração, (desenhos, esquemas, fotografias, gráficos, plantas, retratos e outros) sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa, do numero, titulo ou legenda explicativa. A indicação da fonte é colocada abaixo da figura.



ANEXO 8 – BANNER


Formato: 90x120cm

Titulo do trabalho:
Autor:
Orientador:

Introdução
Metodologia
Motivação/ Importância
Resultados e discussão
Conclusão

Palavras chaves


ANEXO 9 - NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE  ARTIGOS CIENTÍFICOS

CENTRO UNIVERSITARIO MOURA LACERDA
CURSO DE MODA






Prof. Me. ANGELA RODRIGUES




NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE  ARTIGOS CIENTÍFICOS: NBR 6022 DA ABNT










RIBEIRÃO PRETO
2013




TÍTULO DO ARTIGO
(artigo cientifico não tem capa, nem folha de rosto nem sumário. Se inicia com o titulo do artigo que deve ser grafado em fonte 12, maiúscula,  em negrito e  centralizado. )
Nome do aluno[1]*
Nome do professor orientador * *


RESUMO[2]
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O  texto do resumo não tem entrada de parágrafos, é digitado em fonte tamanho 12 e espaço  1,0 entre as linhas. O resumo não deve ultrapassar 250 palavras.

Palavras-chave: Xxxxx. Xxxxxxxx. Xxxxxxxxx. Xxxxxxxxx. Xxxxxxxxx[3]
1 INTRODUÇÃO[4]
            Parte inicial do artigo em que devem constar informações sobre a delimitação do tema abordado, “os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo”. (ABNT NBR 6022, 2003, p. 4).
2 DIVISÕES PRIMÁRIAS[5]
            “Parte principal  doa artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado.” (ABNT NBR 6022, 2003, p.4). O desenvolvimento é dividido em seções e subseções que variam de acordo com a construção e a forma de abordagem do assunto pesquisado.
2.1. SUBDIVISÃO SECUNDÁRIA
2.1.1 Subdivisão terciária
            _______________
* breve curriculo do aluno
** breve curriculo do professor orientador que o qualifique na área de conhecimento do artigo.
Se o artigo for complementado visualmente com imagenns as mesmas devem ter legenda e fonte como o demonstra o exemplo abaixo:

Figura 1: Titulo ou breve nota explicativa[6]
Fonte: (SOBRENOME, ano, p. )                          
                            
                                      
3 CONCLUSÃO
            Parte final do artigo, decorre de tudo que qa precede. A conclusão deve expressar o ganho intelectual obtido com o artigo. 

TITULO DO ARTIGO EM LINGUA ESTRANGEIRA[7]

BASTRACT/RESUMEN/RÉSUMÉ
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Keywords/Palabras clave/Mots-clés:

NOTAS EXPLICATIVAS[8]
As notas explicativas correspondem a informações adicionais ao artigo e que não devem aparaecer no corpo do texto. A numeração das notas  deve ser consecutiva em todo o artigo.

REFERENCIAS[9]



 ANEXO 10 – BIBLIOGRAFIA BÁSICA POR ÁREA


Comunicação – Raquel Lovatti
BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro, Rocco, 2003.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos Ed. Lisboa: Edições 70, 1995.
JOFFILY, Ruth. O Jornalismo e a Produção de Moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991

Criação de Coleção – Luciana Avellar
Treptow, Doris.  Inventando Moda - Planejamento de coleção. Brusque: D. Treptow, 2007.
Erner, Guillaume. Vítimas da Moda? Como criamos, por que a seguimos. Senac: São Paulo, 2005.
AVELAR, Suzana. Moda, Globalização e Novas Tecnologias. Estacão das Letras e Cores, São Paulo, 2011

Criação de Coleção – Leda Braga Ferraz
LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997
CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro, Senac, 2004
SEIVEWRIGHT , Simon. Fundamentos de Design de Moda : Pesquisa e Design. Porto Alegre: Bookman, 2009

Comportamento – Caio Aguilar Fernandez
Elisabeth Wilson, Enfeitada de Sonhos. Introdução e Capítulo IX ("O traje de oposição").
SVENDSEN, Lars. Moda: Uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Machado de Assis, O espelho (conto).

Filme:
A garota de Rosa Shocking
 (1986).

Cultura – Caio Aguilar Fernandez
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: Temas e Situações 4. ed. São Paulo: Ática, 2010.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 15. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil,  Brasil? 11. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
Bibliografia Complementar
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989

Desenho de Moda – Lilian Nomura
ARNHEIN, Rudolf. El Pensamiento Visual. Barcelonas: Ed Pardos Buenos Aires, 1998

Design Gráfico – Leda Braga Ferraz

Gomes Filho, João. Gestalt do objeto sistemas de leitura visual da forma - Escrituras: São Paulo, 2004
ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Editora Pioneira, 2011.
DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Design de produto – Luicana Avellar
Kazazian, Thierry. Design e desenvolvimento sustentável: haverá a idade das coisas leves - Autor:. Senac: São Paulo, 2005.
Moraes, Dijon de. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem - Edgard Blucher: São Paulo, 2006.
Gomes Filho, João. Gestalt do objeto sistemas de leitura visual da forma - Escrituras: São Paulo, 2004
CARDOSO, Rafael..Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
LUPTON, Ellen. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SORGER, Richard. Fundamentos do Design de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BAXTER, Mike. Projeto de produto. Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2008.

Estamparia – Fabiana Mori
CHATAIGNER, Gilda. Fio a Fio: Tecidos, Moda e Linguagem. São Paulo: Estação das Letras, 2010.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histórias, tramas, tipos e usos. São Paulo: editora Senac, 2009.
UDALE, Jenny.  Fundamentos de Design de Moda: tecidos e moda. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Filosofia – Angela Maria Rodrigues
LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero. São Paulo: Cia das Letras, 2009
SVENDSEN, Lars. Moda: Uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
SOUZA, Gilda de Mello. O Espírito das Roupas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Fotografia – Érico Andrade e Fernando Mello
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2001.
MARRA, Claudio. Nas sombras de um sonho: história e linguagens da fotografia de moda. São Paulo: Senac, 2008.
PEGRAM, Billy. Book – Direção de Modelos para Fotógrafos. Santa Catarina: Editora Photos, 2010.

História da Arte – Maria de Fátima Mattos
ARGAN, G.C. Arte Moderna: Do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo:Martins Fontes, 2000.
ARCHER. Michael. Arte Contemporânea:uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

História da Moda – Fabiana Mori
BOUCHER, F. História do vestuário no Ocidente. São Paulo: Cosac Naify, 2012
LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero. São Paulo: Cia das Letras, 2009
CASTILHO, KathiaModa e Linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2009.
LAVER, James

Marketing – Marco Antonio Nicotari
COBRA, Marcos. Marketing e Moda. 2ª ed. Sao Paulo: SENAC, 2010.
KOTLER, Philip. Administração de marketing – Edição do novo milênio. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LIMA, Tânia. Marketing: o glamour dos negócios de moda. São Paulo: IMMKT, 2008.

Modelagem – Juliana Bononi
DUARTE, Sônia. Saggese, Sylvia. Modelagem Industrial Brasileira.Rio de Janeiro:Letras & Espressões, 2010
SABRÁ, Flávio (org). Modelagem: tecnologia em produção de vestuário.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009

Negócios de Moda
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo: Atlas, 2011.
DEGEN, Ronald J. O Empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Organização de Eventos
NETO, Francisco Paulo de Melo. Criatividade em eventos. Contexto, 2008.
MEIRELES, Gylda Fleury. Tudo Sobre Eventos. STS, 1999.
MATIAS, Marlene. Organização de Eventos: Procedimentos e técnicas. Barueuri:Manole, 2010.

Planejamento de Coleção – Luicana Avellar
BAXTER, Mike. Projeto de produto. Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2008.
TREPTOW, Doris. Inventando Moda: Planejamento de Coleção. Brusque: O Autor, 2009.

Pesquisa de tendências – Leda Braga Ferraz
BASILE, Aissa Heu e Leite, Ellen Massucci. Como pesquisar moda na Europa e nos EUA. São Paulo: Senac São Paulo, 1996
CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro, Senac, 2004

Produção de Moda – Luciana Avellar
Styling e criação de imagem de moda - Autor: Astrid Façanha e Cristiane Mesquita. Senac: São Paulo, 2012.
O ciclo da moda - Autor: Marta Feghali e Erika Schmid. Senac: Rio de janeiro, 2008.
Moda e Linguagem - Autor: Káthia castilho. Anhembi Morumbi: São Paulo, 2005.                                                                                                       -
JOFFILY , Ruth. Produção de Moda. Rio de Janeiro: Senac, 2011.


Publicidade
LAVER, James. A Roupa e a Moda. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LEWIS, David. A Alma do novo consumidor. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2004.

Responsabilidade Social
KARKOTLI, GILSON; ARAGÃO, Sueli Duarte. Responsabilidade social: uma contribuição à gestão transformadora das organizações. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
IANNI, Octávio. A sociedade global. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
SINGER, Peter. Ética Prática. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Sociedade – Caio Aguilar Fernandes
IANNI, Octávio. A sociedade global. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
CRANE, Diana. A Moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
HOLZMEISTER, Silvana. O estranho na moda: a imagem nos anos 1990. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: moda e destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Sustentabilidade
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: As estratégias de mudanças da Agenda 21. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. São Paulo: Atlas, 2011.

Tecnologia têxtil
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histórias, tramas, tipos e usos. São Paulo: Editora Senac, 2009.
CHATAIGNER, Gilda. Fio a Fio: Tecidos, Moda e Linguagem. São Paulo: Estação das Letras, 2010.
RIBEIRO, Luiz Gonzaga. Introdução a Tecnologia Têxtil. Rio de Janeiro: CETIQT/SENAI, 1984.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histórias, tramas, tipos e usos. São Paulo: editora Senac, 2009.

Visual Merchandising – Luciana Avellar
Vitrinas em diálogos urbanos - Autor: Sylvia Demetresco: Anhembi Morumbi: São Paulo, 2005.
Marketing & moda - Autor: Marcos Cobra. Senac: São Paulo, 2007. (inclusive para a área de negócios)
Entre vitrinas: Distribuição e visual merchandising na moda - Autor: Françoise Sackrider, Gwenola Guidé e Dominique Hervé. Senac: São Paulo, 2009.





REFERÊNCIAS

Lista das referencias das fontes consultadas para a elaboração do projeto de acordo com a ABNT/NBR 6023.
Como elaborar referências: dicas importantes
1.            A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece normas que padronizam vários aspectos dos trabalhos acadêmicos.  A NBR 6023 refere-se apenas a normas para elaboração de referências de qualquer tipo de fonte (livros, teses, monografias, artigos, material de Internet, fotografia, etc.) que sirva de apoio e fundamentação para a elaboração de trabalhos acadêmicos, seminários, resumos, resenhas, e outros. 
2.            Os elementos essenciais de uma referência permitem a identificação do material na biblioteca, em livrarias, na internet, ou em qualquer suporte documental. De maneira geral esses elementos são: sobrenome e prenome (s) do (s) autor (s) da obra (pessoa física ou jurídica); título (livro, capitulo de livro, titulo de artigos, etc.); número de edição, se houver (no caso específico de livro), local (corresponde sempre ao nome de uma cidade), editora (casa publicadora) e data (referente ao ano de publicação da fonte). 
3.            As referências devem sempre ser organizadas em ordem alfabética;
4.            Quando existirem mais de três autores responsáveis pelo documento indica-se apenas o primeiro acrescentando-se a expressão latina et al  ( e outros);
5.            Se o documento não for paginado ou a numeração for irregular indica-se esta característica acrescentando Paginação irregular ou Não paginado no final da referência;
6.            As referências dos documentos citados em um trabalho devem ser organizadas em ordem alfabética e apresentadas no final do trabalho;
7.            Nas referências de livro  a ordem dos elementos da referência é sempre a mesma:
1º autor (sobrenome em maiúscula, seguido de prenomes abreviados ou não);
2º titulo da obra (destacado graficamente com itálico, negrito ou sublinhado)
3o. subtítulo se houver (aparece separado do título por dois pontos (:) e não é destacado graficamente)
4o. número da edição (quando houver);
5o local (corresponde sempre ao nome de uma cidade);
6o  editora (nome da casa publicadora);
7o data (ano da edição da obra).

2.2 MODELOS  DE REFERÊNCIAS MAIS COMUNS

1. Modelo de referência de livro (monografia) no todo:
GOMES, L.G. F.F. Novela e sociedade no Brasil. 2.ed. Niterói: EdUFF, 1998.

2. Modelo de referência de capítulo de livro:
ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 7-16.

3. Modelo de referência de documento consultado online:
SILVA, I. G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 19 set.1998. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 1998.

4.Modelo de referência de publicação periódica (toda a coleção):
BOLETIN GEOGRAFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978.

5. Modelo de referência de uma revista em particular:
DINHEIRO. São Paulo: ed. Três. N. 148, 28 jun. 2000.

6. Modelo de referência de artigo de revista não assinado:
AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica. Rio de Janeiro, v. 38, n.9, set. 1984.

7. Modelo de referência de artigo ou matéria de jornal:
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo. São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

8. Modelo de referência de filme:
OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1983. 1 videocassete.

9. Modelo de referência de documento iconográfico:
KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografia.

10. Modelo de referência de documento sonoro:
FAGNER, R. Revelação. Rio de Janeiro: CBS, 1988. 1 CD.

11. Modelo de referência de documento de acesso exclusivo em meio eletrônico:
AVES do Amapá: Banco de dados. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2002.

12. Modelo de referência de material cartográfico: (autor, título, local, editora, data, designação específica –mapa, Atlas, etc.- e escala)
BRASIL e parte da América do Sul. São Paulo: Michalany, 1981. 1 mapa. Escala 1:600.000.

13. Modelo de referência de trabalhos acadêmicos:
MORGADO, M.L.C. Reimplante dentário. 1990. 51.f. Trabalho de conclusão de curso ( Especialização) – Faculdade de Odontologia, Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, 1990.






[1] o nome dos autores deve  estar acompanhado de um  asterisco  que reaparece em rodapé indicando um breve currículo dos autores como o demonstra a rodapé abaixo.
[2] centralizado, fonte maiúscula e negrito
[3] as palavras chave devem ser separadas por ponto final e deve ser de uma média de 3 a 6 termos.
[4] digitado em maiuscula e negrito.
[5] os titulos das seções principais devem ser digitados em maiscula e em negrito. Os titulos das subseções  secundárias devem ser grafados em maiuscula e sem negrito e em caso de subdivisões terciárias deve-se grafar em minuscula e negrito. 
[6] as legendas e a fonte das ilustrações devem ser digitadas em fonte tamanho 11.
[7] O resumo em lingua estrangeira pode ser em ingles, espanhol ou francês por exemplo.
[8] As notas explicativas são opcionais.
[9] nas referencias devem constar as informações referentes a todas as fontes pesquisadas para a elaboração do artigo. A palavra referencias é digitada em fonte 12 maiuscula e em negrito.