CURSO
DE MODA
MANUAL DO PROJETO INTEGRADO
RIBEIRÃO PRETO – 2015 – v.4
APRESENTAÇÃO
O Projeto Integrado é uma atividade obrigatória para a
conclusão do Curso de Moda, do Centro Universitário Moura Lacerda, sendo
desenvolvido nos 7° e 8° períodos (quarto ano).
O objetivo deste Projeto é, por meio do desenvolvimento e
execução de todas as fases de constituição de uma Empresa de Confecção de Moda,
permitir ao graduando a aplicação de uma somatória de competências
desenvolvidas durante todo o Curso.
O Projeto Integrado, em função de suas características
peculiares, é desenvolvido por um grupo de professores/orientadores e coordenado
por um docente designado pela Coordenação do Curso de Moda.
O Projeto contempla a constituição de uma Empresa, o Planejamento,
o Desenvolvimento e o Lançamento de uma Coleção.
Para que seja possível a realização do Projeto são
disponibilizados pelo Centro Universitário Moura Lacerda os recursos
pedagógicos necessários (orientação pedagógica e laboratórios de informática,
imagem e som). O acompanhamento de cada etapa do desenvolvimento é de
responsabilidade do corpo docente e todas as fases devem ser, indistintamente,
executadas sob a supervisão dos professores/orientadores.
O trabalho, por sua característica de reprodução das
atividades desenvolvidas por uma Empresa de Confecção de Moda, deve ser
desenvolvido em grupo. A definição da composição dos grupos é de
responsabilidade dos alunos. Todavia a validação da montagem dos mesmos depende
da concordância da Coordenação do Curso após consulta a Coordenação do Projeto Integrado.
As orientações básicas, bem como critérios de avaliação do
mesmo, estão contidas no presente Manual. Desta forma, ele deve ser fonte
permanente de consulta dos alunos.
PROJETO
INTEGRADO DO CURSO DE MODA
Coordenadora
do Curso de Moda: Prof.ª Leda Braga
Coordenadora
do Projeto Integrado: Prof.ª Raquel Lovatti
Docentes orientadores do Projeto Integrado
|
|
Negócios de Moda
|
Prof. Marco A.
Nicotari
|
Planejamento de
Coleção
|
Prof.ª Raquel
Lovatti
|
Criação de Coleção
|
Prof.ª Leda Braga
|
Estudo de
Materiais
|
Prof.ª Luciana
Avellar
|
Estamparia
|
Prof.ª Fabiana
Mori
|
Responsabilidade
Social
|
Prof. Caio Aguilar
|
Modelagem e
Pilotagem
|
Prof.ª Juliana
Bononi
|
Fotografia
|
Prof. Érico
Andrade
|
Organização de
Eventos
|
Prof.ª Luciana
Avellar
|
Projeto Integrado
|
Prof.ª Raquel
Lovatti
|
PROJETO
INTEGRADO - REGULAMENTO
1. CARACTERÍSTICAS GERAIS
1.1 – Natureza e
objetivo: O Projeto Integrado é desenvolvido segundo os preceitos
acadêmicos estabelecidos na formação do Profissional de Moda, de acordo com os
parâmetros atuais da atuação deste profissional.
1.1.1 – O Projeto Integrado tem como
fundamentação pedagógica as aulas teóricas e práticas ministradas pelos
professores das disciplinas de formação específica do Curso.
1.1.2 – Seu objetivo é o desenvolvimento e
lançamento de uma Coleção de Moda, a partir da constituição de uma equipe de
trabalho em Empresa de Confecção de Moda. A mensuração da coleção consta no ANEXO
3
1.2 – Orientação:
A orientação e a supervisão pedagógica para a execução do Projeto, realizada
pelos docentes das disciplinas de formação específica, se dividem em dois semestres
de trabalho: 7° e 8° períodos e seu conteúdo mínimo é assegurado no ANEXO 1
deste manual
1.3.
Disciplinas envolvidas
1.3.1 Projeto Integrado I:
·
Negócios de Moda I
·
Planejamento de Coleção
·
Criação de Coleção
·
Estudo de Materiais I
·
Estamparia I
·
Responsabilidade Social
·
Projeto Integrado I
·
Fotografia I
1.3.2.Projeto
Integrado II:
·
Negócios de Moda II
·
Estudo de Materiais II
·
Modela e Pilotagem
·
Estamparia II
·
Organização de Eventos
·
Projeto Integrado II
·
Fotografia II
1.4 – Coleta de dados: Sabendo-se que partimos
de uma situação simulada de uma empresa, o grupo de estudantes deverá constituir-se
a partir do Plano de Negócios, em uma Empresa de Confecção de Moda.
1.5 – Produção: A produção das peças da
Coleção é de responsabilidade de cada grupo e todas as suas fases devem ser acompanhadas passo a passo pelos
docentes orientadores.
2. ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS
2.1. -
Componentes: Cada grupo será
composto de no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) alunos.
2.1.1 A definição dos componentes dos grupos é de
responsabilidade dos alunos.
2.1.2 Os grupos deverão permanecer sem alterações na sua
formação até a apresentação final do Projeto.
2.1.3 Caso haja, em caráter especial, necessidade de alteração
na formação dos grupos, esta deve ser solicitada à coordenação do Projeto Integrado
– atendendo aos prazos do cronograma da disciplina – que em conjunto com a
coordenação do Curso vai deliberar sobre o deferimento ou não da solicitação.
2.1.4 Em caso de exclusão de um ou mais membros do grupo a
solicitação deve ser feita à coordenação do Projeto Integrado, por escrito e
com justificativa, e a decisão final cabe à coordenação do Projeto Integrado em
conjunto com a coordenação do Curso.
2.1.5 O prazo máximo para a solicitação
de alteração da composição de um grupo de trabalho é o último dia do 1° mês
letivo de cada semestre.
2.3 – Frequência:
É
obrigatória a participação de todos os componentes do grupo durante o
desenvolvimento e apresentação do Projeto, em
todas as suas fases. Vale destacar
que o controle de frequência é individual, ou seja, por aluno e por professor.
3. AVALIAÇÕES e APRESENTAÇÃO DO PROJETO
3.1 –
Avaliações
Projeto
Integrado I
No Projeto Integrado I, nas avaliações parciais, todos
os itens do Projeto devem ser entregues em duas plataformas: uma digital, em
pdf, e uma impressa. A entrega deve ser feita – sempre – ao Coordenador do
Projeto Integrado, nas datas especificadas no cronograma. Deve-se observar que
em caso de conflito de informações entre as plataformas, a via impressa será
considerada a versão final e oficial.
Em avaliações finais, deverão ser entregues 4
(quatro) vias impressas, além da via digital (pdf).
N1 – A nota 1 é composta por:
·
AVALIAÇÃO
o Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0
(três);
·
PARTICIPAÇÃO
o Material Monográfico: peso 3,0 (três);
§ A avaliação dos resultados obtidos no
desenvolvimento do trabalho, apresentado como material monográfico.
o Apresentação Oral: peso 2,0 (dois);
§ A Apresentação Oral contempla o material monográfico
produzido e a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
o Aproveitamento - peso 2,0 (dois);
§ O aproveitamento é constituído da média entre a
participação individual e a geral da equipe.
§ Os critérios avaliados como Aproveitamento estão
descritos no anexo 2
Metodologia de avaliação: os professores
responsáveis pelo Projeto Integrado I têm como metodologia a orientação diária
dos trabalhos e a avaliação contínua, sendo condição básica para o processo avaliatório
a entrega do material solicitado de acordo com o cronograma previamente
estabelecido.
N2 – A nota 2 é
composta por:
·
AVALIAÇÃO
o Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0
(três);
·
PARTICIPAÇÃO
o Material Monográfico: peso 3,0 (três);
§ A avaliação dos resultados obtidos no
desenvolvimento do trabalho, apresentado como material monográfico.
o Banca – peso 2,0 (dois);
§ A banca contempla o material monográfico produzido e
a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
o Aproveitamento - peso 2,0 (dois);
§ O aproveitamento é constituído da média entre a
participação individual e a geral da equipe.
§ Os critérios avaliados como Aproveitamento estão
descritos no anexo 2
Metodologia de avaliação: os professores
responsáveis pelo Projeto Integrado I têm como metodologia a orientação
diária dos trabalhos e a avaliação contínua, sendo condição básica para o
processo avaliatório a entrega do material solicitado de acordo com o
cronograma previamente estabelecido.
P3 – A Prova Substitutiva deve ser constituída por uma avaliação
individual que privilegie o conteúdo semestral. Essa nota
substituirá a menor nota obtida em N1 ou N2 e deverá ser aplicada
obrigatoriamente na última semana do semestre letivo.
§3º, Art. 57º, Subseção VII (Da avaliação do rendimento
escolar), do Regimento Escolar, do Centro Universitário Moura Lacerda, diz:
“A prova substitutiva será obrigatoriamente aplicada na última semana de
aula de cada semestre do calendário escolar para os cursos semestrais e na
última semana de aula do ano para os cursos anuais, sendo que o conteúdo dessa
avaliação deverá compreender todo o conteúdo programático da disciplina
ministrado no respectivo semestre (para cursos semestrais) ou no ano letivo
(para os cursos anuais)”.
Portanto, dela fará parte:
·
AVALIAÇÃO: uma avaliação
escrita teórica individual – peso 10,0 (dez)
E poderá conter ainda:
·
APRESENTAÇÃO ORAL /
Banca
§ A banca contempla o material monográfico produzido e
a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
A decisão sobre a realização de
uma nova apresentação oral, no momento da P3, é de responsabilidade da equipe
de professores. Tal decisão deve ser comunicada à equipe discente durante o
período estipulado no calendário escolar para aplicação da N2.
Caso haja Avaliação e Banca,
ambos terão peso 5,0 (cinco) que serão somados.
Projeto
Integrado II
No Projeto Integrado II, nas avaliações parciais,
todos os itens do Projeto devem ser entregues em duas plataformas: uma digital,
em pdf, e uma impressa. A entrega deve ser feita – sempre – ao Coordenador do
Projeto Integrado, nas datas especificadas no cronograma. Deve-se observar que
em caso de conflito de informações entre as plataformas, a via impressa será
considerada a versão final e oficial. Em avaliações finais, deverão ser
entregues 4 (quatro) vias impressas, além da via digital (pdf).
N1 – A nota 1 é composta por:
·
AVALIAÇÃO
o Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0
(três);
·
PARTICIPAÇÃO
o Material Monográfico: peso 3,0 (três);
§ A avaliação dos resultados obtidos no
desenvolvimento do trabalho, apresentado como material monográfico.
o Apresentação Oral: peso 2,0 (dois);
§ A Apresentação Oral contempla o material monográfico
produzido e a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
o Aproveitamento - peso 2,0 (dois);
§ O aproveitamento é constituído da média entre a
participação individual e a geral da equipe.
§ Os critérios avaliados como Aproveitamento estão
descritos no anexo 2
Metodologia de avaliação: os professores
responsáveis pelo Projeto Integrado II têm como metodologia a orientação
diária dos trabalhos e a avaliação contínua, sendo condição básica para o
processo avaliatório a entrega do material solicitado de acordo com o
cronograma previamente estabelecido.
N2 – A nota 2 é composta por:
·
AVALIAÇÃO
o Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0
(três);
·
PARTICIPAÇÃO
o Material Monográfico: peso 1,0 (um);
§ A avaliação dos resultados obtidos no
desenvolvimento do trabalho, apresentado como material monográfico.
o Banca – peso 2,0 (dois);
§ A banca contempla o material monográfico produzido e
a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
o Evento de Lançamento para Comunidade – peso 2,0
(dois);
§ Vide 3.3.3.
§ Como descrito em 3.3.3.1:
·
O evento pode ser cancelado
por uma decisão conjunta da Coordenação do curso, Coordenação do Projeto e
equipe de professores-orientadores. Este somente acontecerá se seguir
rigorosamente os critérios determinados pelo – Projeto Integrado. Podendo ser
cancelado em qualquer tempo, caso não esteja em consonância com o perfil
acadêmico e conceitual da equipe docente, do curso ou da instituição de ensino.
·
Cada grupo terá
apenas 1 oportunidade de realização do evento. Em havendo o cancelamento do
evento em seu momento, durante a N2, a equipe discente terá a oportunidade de
realizá-lo durante a avaliação P3.
·
O não acontecimento
do evento – seja por quaisquer razões, como por exemplo, cancelamento por
decisão dos responsáveis pelo Projeto ou por desistência por parte da empresa
experimental – em data confirmada pela Coordenação do Projeto onera a equipe
discente com o conceito 0 (zero) no quesito Evento, seguindo os preceitos de
avaliação descritos no item 3 deste Manual.
o Aproveitamento - peso 2,0 (dois);
§ O aproveitamento é constituído da média entre a
participação individual e a geral da equipe.
Metodologia de avaliação: os professores
responsáveis pelo Projeto Integrado II têm como metodologia a orientação
diária dos trabalhos e a avaliação contínua, sendo condição básica para o processo
avaliatório a entrega do material solicitado de acordo com o cronograma
previamente estabelecido.
P3 – A Prova Substitutiva deve ser constituída por uma
avaliação individual que privilegie o conteúdo semestral. Essa nota substituirá
a menor nota obtida em N1 ou N2 e deverá ser aplicada obrigatoriamente na
última semana do semestre letivo, abrangendo todo o conteúdo desenvolvido no
semestre.
§3º, Art. 57º, Subseção VII (Da avaliação do rendimento
escolar), do Regimento Escolar, do Centro Universitário Moura Lacerda, diz:
“A prova substitutiva será obrigatoriamente aplicada na última semana de
aula de cada semestre do calendário escolar para os cursos semestrais e na
última semana de aula do ano para os cursos anuais, sendo que o conteúdo dessa
avaliação deverá compreender todo o conteúdo programático da disciplina
ministrado no respectivo semestre (para cursos semestrais) ou no ano letivo
(para os cursos anuais)”.
Portanto, dela fará parte:
·
AVALIAÇÃO: uma
avaliação escrita teórica individual – peso 10,0 (dez)
E poderá conter ainda:
·
APRESENTAÇÃO ORAL /
Banca
§ A banca contempla o material monográfico produzido e
a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
A decisão sobre a realização de
uma nova apresentação oral, no momento da P3, é de responsabilidade da equipe
de professores. Tal decisão deve ser comunicada à equipe discente durante o
período estipulado no calendário escolar para aplicação da N2.
Caso haja Avaliação e Banca,
ambos terão peso 10,0 (dez), sendo sua média a nota final, P3.
3.2 Avaliações das disciplinas parceiras do Projeto
Integrado
Nas disciplinas
constituintes do projeto, conforme listadas anteriormente, , as notas N1 e N2
se constituirão da seguinte forma:
·
AVALIAÇÃO
o Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0
(três) – no mínimo;
·
PARTICIPAÇÃO
o Projeto Integrado: peso 3,0 (três) ;
§ A nota da disciplina Projeto Integrado se integrará
a de todas as disciplinas totalizando 30% do seu valor
o Demais atividades – peso 4,0 (quatro) – no máximo;
§ Demais atividades desenvolvidas nas disciplinas,
conforme critério dos professores.
3.3 – Apresentação final do Projeto
3.3.1 – Material Monográfico
Desenvolvimento
de um documento escrito – monografia – contendo os capítulos abaixo descritos –
que contemple todas as informações pertinentes ao desenvolvimento de uma
Coleção de Moda. Todo o material monográfico deverá respeitar os padrões da
ABNT.
3.3.1.1 Partes do Material
Monográfico
Parte I:
Elementos Pré-textuais
·
Da capa ao sumário
o 1.1 Capa (obrigatório)
o
1.2
Lombada (opcional)
o 1.3 Folha de rosto
(obrigatório)
o
1.4
Errata (opcional)
o 1.5 Folha de aprovação
(obrigatório)
o
1.6
Dedicatória(s) (opcional)
o
1.7
Agradecimentos (opcional)
o
1.8
Epígrafe (opcional)
o 1.9 Resumo na língua
vernácula (obrigatório)
o 1.10 Resumo em língua
estrangeira (obrigatório)
o
1.11
Lista de ilustrações (opcional)
o
1.12
Lista de tabelas (opcional)
o
1.13
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
o
1.14
Lista de símbolos (opcional)
o 1.15 Sumário
(obrigatório)
Parte II:
Elementos Textuais
·
Introdução
·
Capítulos
o Capítulo 1: O negócio de Moda
o Capítulo 2: A criação
o Capítulo 4: Comunicação
o Capítulo 5: O Evento
·
Conclusão
Parte
III: Elementos Pós-Textuais
·
Referências, glossário, apêndices, anexos e
índice.
3.3.2 – Banca Examinadora:
Formada pelos professores que ministram as disciplinas de formação específica
do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda e que são orientadores
do Projeto Integrado I e II. A Banca Examinadora será supervisionada pelo
coordenador do Projeto Integrado.
3.3.2.1 A Banca será realizada nas
dependências do Centro Universitário Moura Lacerda em local a ser designado
pela coordenação do Projeto Integrado.
3.3.2.2 Poderão estar presentes,
além dos alunos do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, alunos
de outros cursos que apresentarem justificativa pertinente para tal, a serem
autorizados pelas Coordenações do Curso e Projeto.
3.3.2.3 Os grupos devem atender a uma postura de
apresentação que seja condizente com aquelas esperadas em ambientes
profissionais.
3.3.2.4 Podem ser utilizados os recursos disponíveis na
Instituição – ou outros desde que os custos sejam arcados pelo grupo
utilizador. As requisições e solicitações de equipamentos devem obedecer ao
cronograma estabelecido.
3.3.3 – Lançamento da Coleção:
O
Lançamento para a Comunidade é um evento obrigatório, de lançamento da coleção
produzida pela Empresa de Confecção de Moda, desenvolvida no Projeto Integrado,
e nele os grupos serão avaliados pela originalidade, criatividade, inovação, acabamento das peças e pertinência
ao nicho de mercado escolhido.
É
possível realizar o Lançamento fora das instalações do Centro Universitário,
mas é preciso que seja aprovado pelas Coordenações do Curso e do Projeto.
3.3.3.1 O evento pode ser cancelado por uma decisão conjunta da Coordenação do
curso, Coordenação do Projeto e equipe de professores-orientadores. Este
somente acontecerá se seguir rigorosamente os critérios determinados pelo
Projeto Integrado. Podendo ser cancelado em qualquer tempo, caso não esteja em
consonância com o perfil acadêmico e conceitual da equipe docente, do curso ou
da instituição de ensino.
Cada grupo terá apenas 1
oportunidade de realização do evento. Em havendo o cancelamento do evento em
seu momento, durante a N2, a equipe discente terá a oportunidade de realizá-lo
durante a avaliação P3.
O não acontecimento do evento –
seja por quaisquer razões, como por exemplo, cancelamento por decisão dos
responsáveis pelo Projeto ou por desistência por parte da empresa experimental
– em data confirmada pela Coordenação do Projeto onera a equipe discente com o
conceito 0 (zero) no quesito Evento, seguindo os preceitos de avaliação
descritos no item 3 deste Manual.
3.4 – Datas: As datas das avaliações, Bancas
e P3 ficam a cargo da coordenação do Projeto Integrado, seguindo o calendário
acadêmico da Instituição, e os prazos deverão ser rigorosamente cumpridos pelos
grupos.
3.5 – Entrega Final: Após a confirmação da
aprovação na disciplina PROJETO INTEGRADO II, o grupo deverá entregar duas
cópias encadernadas (capa vermelho/bordô, letras douradas) conforme os modelos
encontrados neste manual, na data estipulada. Cada via deve conter uma mídia
com todo o projeto.
5.
ITENS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
5.1 –
Os itens avaliados são:
1. Prova
Escrita Teórica Individual
2. Material
Monográfico
3. Apresentações Orais e Bancas
4. Aproveitamento
5. Lançamento de Coleção/Evento.
Observação:
Verificar pesos dos itens avaliados
no item 3 deste Manual.
5.1.1
– 1° Critério: Prova Escrita Teórica Individual
Avaliação
escrita teórica individual, sem consulta a material de apoio, com peso determinado
no item 3 desse Manual que abrangerá
todo o conteúdo desenvolvido no trabalho, sendo este cumulativo.
5.1.2
– 2° Critério: Material Monográfico
Entrega
de um documento escrito – monografia – estritamente dentro dos prazos
estabelecidos, contendo os itens descritos em 3.3.1. Todo o material
monográfico deverá respeitar os padrões da ABNT. A entrega dos itens constantes no cronograma
deve obedecer, rigorosamente, as datas estipuladas. O atraso na entrega gera
0,5 (meio ponto) de decréscimo na nota da avaliação, por dia letivo de atraso.
5.1.2.1 - Cumprimento do cronograma: Para efeito de
avaliação, serão atribuídas pontuações referentes ao cumprimento dos prazos
estipulados pelo cronograma e as tarefas a serem apresentadas e solicitadas
pelos docentes. Os professores envolvidos participam ativamente para o sucesso
desta etapa, atribuindo notas aos grupos levando em conta o desenvolvimento das tarefas.
5.1.2.2 - Veja
Modelo de Planilha de Avaliação do Material Monográfico no ANEXO 2.
5.1.3
– 3° Critério: Apresentações Orais e
Bancas
Abrange a apresentação oral do Projeto na data definida
pela banca examinadora, respeitando os critérios avaliativos de conhecimento do
conteúdo do trabalho, apresentação, síntese, argumentação, criatividade e
utilização correta dos recursos.
5.1.3.1 - Veja
Modelo de Planilha de Avaliação para Apresentações Orais e Bancas no ANEXO 2.
5.1.4
– 4° Critério: Aproveitamento
O
aproveitamento é a mensuração da participação (envolvimento, interesse e dedicação) de todos os componentes do
grupo durante o desenvolvimento e apresentação do Projeto, em todas as suas fases.
5.1.4.1 - Veja
Modelo de Planilha de Avaliação de Aproveitamento no ANEXO 2.
5.1.5
– 5° Critério: Lançamento de Coleção/Evento
O
Lançamento de Coleção/Evento é um evento obrigatório, nele os grupos serão
avaliados pela originalidade, criatividade, inovação, acabamento das peças e
pertinência ao nicho de mercado escolhido.
É
possível realizar o Lançamento fora da Sede do Centro Universitário, mas é
preciso que seja aprovado pelas Coordenações do Curso e do Projeto. O tempo
limite para o evento é de 1 hora.
6. CASOS OMISSOS
6.1-
Encaminhamento: Os casos omissos, no presente descritivo, serão definidos pelo
docente que coordena o Projeto, após os seguintes procedimentos:
1)
reunião de consulta e deliberação com o corpo docente responsável pela
orientação do Projeto;
2) anuência
expressa do Coordenador do Curso.
ANEXOS
ANEXO
1 – ROTEIRO A SER CUMPRIDO NAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
(atualização
em abril 2015)
Capa
(obrigatório)
Folha
de rosto (obrigatório)
Folha
de aprovação (obrigatório)
Dedicatória(s)
(opcional)
Agradecimentos
(opcional)
Resumo
na língua vernácula (obrigatório)
Resumo
em língua estrangeira (obrigatório)
Sumário
(obrigatório)
Introdução
Capítulo
1 – Negócio de Moda
1.1. GESTÃO ESTRATÉGICA
1.1.1
Iniciação ao negócio
a)
Como surgiu a ideia do negócio
b) O
conceito do produto
c)
As características do produto e sua marca
1.1.2
Informações Ambientais e Diretriz Organizacional
a)
Análise do ambiente externo – Variáveis Externas
b)
Análise do ambiente interno – Recursos Internos
c) A
Missão, a Visão e os Valores da organização
d)
Os Objetivos Gerais
1.1.3
Identificação da empresa – Razão Social, localização da empresa, justificativa
e ramo de atividade, nome de fantasia.
1.2 GESTÃO DE MARKETING
1.2.1
Pesquisa de Marketing
a)
Pesquisa de Marketing
b)
Resultados da Pesquisa
c)
Conclusões da Pesquisa
1.2.2
Análise do Ambiente Mercadológico
a)
Inteligência de marketing – fontes de pesquisas
b)
Perfil do público-alvo (Target)
c)
Segmento de Mercado
d)
Perfil dos principais concorrentes
e)
Previsão de Vendas (em volume)
1.2.2.
Os 4Ps de Marketing
a)
Estratégias de produto
b)
Estratégias de preço
c)
Estratégias de distribuição
d)
Estratégias de comunicação
1.3 GESTÃO DE PESSOAS
1.3.1
Composição de Pessoas
a)
Análise do mercado de mão-de-obra
b) A
Estrutura Organizacional – organograma
c) O
modelo de Remuneração salarial por área da empresa
1.4 GESTÃO DE OPERAÇÕES
1.4.1
O Produto
a)
Matérias-primas e componentes do produto
b)
Previsão de produção versus vendas
1.4.2
Fabricação
a)
Arranjo físico da área de produção (layout)
b)
Máquinas e tecnologias utilizadas na área de produção
c)
Fluxograma de fabricação (logística interna)
1.5 GESTÃO DE FINANÇAS
1.5.1
Gastos Totais
a)
Previsão de custos fixos
b)
Previsão de despesas fixas
c)
Previsão de custos variáveis
d)
Previsão de despesas variáveis
1.5.2
Investimentos
a)
Investimento inicial
b)
Cálculo do custo unitário do produto
c)
Formação do preço de vendas
1.5.3
Resultados Financeiros
a)
Projeção de receitas totais – entradas
b)
Projeção dos gastos totais – saídas
c)
Fluxo de caixa projetado
1.6 COMENTÁRIOS SOBRE O PROJETO DE
NEGÓCIO – Econômica e
Financeira
a)
Área de marketing
b)
Área de pessoas
c)
Área de operações
d)
Área de finanças
1.7 Responsabilidade Social
1.7.1 - Dimensão
Administrativa
1.7.1.1
Políticas de Contratação de Mão de Obra
1.7.1.2
Políticas de Trabalho e Relações Sociais
1.7.1.3
Políticas de Gestão Ambiental
1.7.1.4
Políticas de Acessibilidade
1.7.1.5
Outras Políticas de Responsabilidade Social
1.7.1.6
Valores Agregados à Empresa
1.7.2
Dimensão da Produção
1.7.2.1
Impactos Ambientais vinculados à Produção
1.7.2.2
Questões de Trabalho vinculadas à Produção
1.7.2.3
Políticas de Gestão Ambiental
1.7.2.4
Políticas de Trabalho
1.7.2.5
Políticas de Acessibilidade
1.7.2.6
Outras Políticas de Responsabilidade Social/Sustentabilidade
1.7.2.7
Valores Agregados à Produção/Coleção
Capítulo
2 – Criação
2.1 Planejamento de Coleção
2.1.1
Painel de Tendências/Macrotendências
2.1.2
Estudo do público-alvo (perfil, embaixatriz, painel)
2.1.3
Análise de mercado: fornecedores e concorrentes
2.1.4
Tabela de Previsão de Produção (P, M, G, GG)
2.2 Criação de Moda (texto referencial)
2.2.1
Texto Referencial
2.2.2
Texto Autoral/Conceitual
2.2.3
Painel Semântico
2.2.4
Cartela e Cores
2.2.5
Título da Coleção
2.2.6
Criação da Mini Coleção
2.2.7
Coordenação dos 15 looks em cenário
2.3 Estudo de Materiais
2.3.1
Matérias primas (Tecidos)
2.3.2.
Aviamentos e Acabamentos
2.4 Estamparia
2.4.1
– Estudo e referências
2.4.2
– Conceito das Estampas
2.4.3
– Cartela de Estampas
2.4.4
– Modo de produção
2.4.5
– Fornecedores e orçamentos
2.5 Modelagem e Pilotagem
2.5.1
Coordenação de looks
2.5.2
Croquis (Fichas técnicas – anexo I)
Capítulo
3 – Comunicação
3.1 Comunicação Visual (marca e defesa)
3.1.1
Aplicações – Papelaria (papel de carta, envelope, cartão de visita,
etiqueta/tag, embalagens, brindes)
3.2 Fotografia de Moda
3.2.1
Lookbook (Texto conceito + imagens)
3.2.1
Editorial (Texto conceito + briefing (defesa do local, iluminação) + Imagens)
Capítulo
4 – Evento
4.1
– Planejamento
4.1.1
– Briefing do Evento
4.1.2
– Conceito do Evento
4.1.3
– Plano de ação
4.1.3.1
– Análise e levantamento do local
4.1.3.2
– Ambientação
4.1.3.3
– Iluminação
4.1.3.4
– Sonorização
4.1.4
– Comunicação do Evento
4.1.4.1
– Convite
4.1.4.2
– Release
4.1.4.3
– Banner
4.1.5
– Casting
4.1.6
– Visagismo
4.1.7
– Orçamento
4.1.8 - Elementos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Presentes no Evento
4.2
– Pós-evento
4.2.1
Backstage
4.2.2
Passarela
4.2.3
Desfile
Bibliografia
Anexos:
I –
Fichas Técnicas
II –
Tabelas de Custos das Peças
Anexo
2
Planilhas
de Avaliação
·
Planilha Geral
·
Planilha Quesito Material Monográfico
Observação:
Os quesitos dispostos a cada professor/orientador são Prazos e Entregas, ABNT,
Norma Culta, Coerência e Coesão e Itens Mínimos.
·
Planilha Quesito Apresentação Oral/Banca
Observação: Os quesitos dispostos a cada
professor/orientador são conhecimento do conteúdo do trabalho, apresentação,
síntese, argumentação, criatividade e utilização correta dos recursos.
·
Planilha Quesito Aproveitamento
Observação: O aproveitamento é a mensuração da participação
(envolvimento, interesse e dedicação) de
todos os componentes do grupo durante o desenvolvimento e apresentação do
Projeto, em todas as suas fases.
Nesse quesito, são avaliadas Competências e Habilidades,
descritas no anexo 3.
ANEXO 3 – QUANTIDADES MÍNIMAS PARA COLEÇÃO
- Roupas – moda masculina
ou feminina
5
bottons (bermuda, short, calça, saia)
10
tops (blusa, camisa, camiseta, blaser, casaco, sobretudo, colete)
5
looks a escolher (vestido, macacão, ou a repetição de peças listadas acima de
forma a somar 15 looks)
- Moda praia
10
roupas de banho (biquini, maiô)
5
saídas de banho
5
acessórios (sacola, sandália, bijuteria, chapéu, calçado)
- Lingerie
10
underwares (calcinha, soutien)
5
roupas de dormir (camisola, pijama, baby-doll, robe de chambre)
5
acessórios (calçado, nécessaire)
- Bijuterias e jóias
10
colares
5
pulseiras
5
brincos
5
anéis
- Calçados, bolsas e cintos
5
bolsas
10
calçados
5
cintos
- Noivas
5
looks
Casos
omissos a este manual serão decididos pelos professores orientadores em
conjunto.