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Projeto Integrado: itens mínimos

CURSO DE MODA
MANUAL DO PROJETO INTEGRADO





RIBEIRÃO PRETO – 2015 – v.4





APRESENTAÇÃO


O Projeto Integrado é uma atividade obrigatória para a conclusão do Curso de Moda, do Centro Universitário Moura Lacerda, sendo desenvolvido nos 7° e 8° períodos (quarto ano).
O objetivo deste Projeto é, por meio do desenvolvimento e execução de todas as fases de constituição de uma Empresa de Confecção de Moda, permitir ao graduando a aplicação de uma somatória de competências desenvolvidas durante todo o Curso.
O Projeto Integrado, em função de suas características peculiares, é desenvolvido por um grupo de professores/orientadores e coordenado por um docente designado pela Coordenação do Curso de Moda.
O Projeto contempla a constituição de uma Empresa, o Planejamento, o Desenvolvimento e o Lançamento de uma Coleção.
Para que seja possível a realização do Projeto são disponibilizados pelo Centro Universitário Moura Lacerda os recursos pedagógicos necessários (orientação pedagógica e laboratórios de informática, imagem e som). O acompanhamento de cada etapa do desenvolvimento é de responsabilidade do corpo docente e todas as fases devem ser, indistintamente, executadas sob a supervisão dos professores/orientadores.
O trabalho, por sua característica de reprodução das atividades desenvolvidas por uma Empresa de Confecção de Moda, deve ser desenvolvido em grupo. A definição da composição dos grupos é de responsabilidade dos alunos. Todavia a validação da montagem dos mesmos depende da concordância da Coordenação do Curso após consulta a Coordenação do Projeto Integrado.
As orientações básicas, bem como critérios de avaliação do mesmo, estão contidas no presente Manual. Desta forma, ele deve ser fonte permanente de consulta dos alunos.

PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE MODA


Coordenadora do Curso de Moda: Prof.ª Leda Braga
Coordenadora do Projeto Integrado: Prof.ª Raquel Lovatti
           
Docentes orientadores do Projeto Integrado
Negócios de Moda
Prof. Marco A. Nicotari
Planejamento de Coleção
Prof.ª Raquel Lovatti
Criação de Coleção
Prof.ª Leda Braga
Estudo de Materiais
Prof.ª Luciana Avellar
Estamparia
Prof.ª Fabiana Mori
Responsabilidade Social
Prof. Caio Aguilar
Modelagem e Pilotagem
Prof.ª Juliana Bononi
Fotografia
Prof. Érico Andrade
Organização de Eventos
Prof.ª Luciana Avellar
Projeto Integrado
Prof.ª Raquel Lovatti



PROJETO INTEGRADO - REGULAMENTO

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS

1.1 – Natureza e objetivo: O Projeto Integrado é desenvolvido segundo os preceitos acadêmicos estabelecidos na formação do Profissional de Moda, de acordo com os parâmetros atuais da atuação deste profissional.
1.1.1 – O Projeto Integrado tem como fundamentação pedagógica as aulas teóricas e práticas ministradas pelos professores das disciplinas de formação específica do Curso.
1.1.2 – Seu objetivo é o desenvolvimento e lançamento de uma Coleção de Moda, a partir da constituição de uma equipe de trabalho em Empresa de Confecção de Moda. A mensuração da coleção consta no ANEXO 3

1.2 – Orientação: A orientação e a supervisão pedagógica para a execução do Projeto, realizada pelos docentes das disciplinas de formação específica, se dividem em dois semestres de trabalho: 7° e 8° períodos e seu conteúdo mínimo é assegurado no ANEXO 1 deste manual

1.3. Disciplinas envolvidas
1.3.1 Projeto Integrado I:
·         Negócios de Moda I
·         Planejamento de Coleção
·         Criação de Coleção
·         Estudo de Materiais I
·         Estamparia I
·         Responsabilidade Social
·         Projeto Integrado I
·         Fotografia I

1.3.2.Projeto Integrado II:
·         Negócios de Moda II
·         Estudo de Materiais II
·         Modela e Pilotagem
·         Estamparia II
·         Organização de Eventos
·         Projeto Integrado II
·         Fotografia II


1.4 – Coleta de dados: Sabendo-se que partimos de uma situação simulada de uma empresa, o grupo de estudantes deverá constituir-se a partir do Plano de Negócios, em uma Empresa de Confecção de Moda.

1.5 – Produção: A produção das peças da Coleção é de responsabilidade de cada grupo e todas as suas fases devem ser acompanhadas passo a passo pelos docentes orientadores.



2. ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

2.1. - Componentes: Cada grupo será composto de no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) alunos.
2.1.1 A definição dos componentes dos grupos é de responsabilidade dos alunos.
2.1.2 Os grupos deverão permanecer sem alterações na sua formação até a apresentação final do Projeto.
2.1.3 Caso haja, em caráter especial, necessidade de alteração na formação dos grupos, esta deve ser solicitada à coordenação do Projeto Integrado – atendendo aos prazos do cronograma da disciplina – que em conjunto com a coordenação do Curso vai deliberar sobre o deferimento ou não da solicitação.
2.1.4 Em caso de exclusão de um ou mais membros do grupo a solicitação deve ser feita à coordenação do Projeto Integrado, por escrito e com justificativa, e a decisão final cabe à coordenação do Projeto Integrado em conjunto com a coordenação do Curso.
            2.1.5 O prazo máximo para a solicitação de alteração da composição de um grupo de trabalho é o último dia do 1° mês letivo de cada semestre.

2.3 – Frequência:
É obrigatória a participação de todos os componentes do grupo durante o desenvolvimento e apresentação do Projeto, em todas as suas fases. Vale destacar que o controle de frequência é individual, ou seja, por aluno e por professor.


3. AVALIAÇÕES e APRESENTAÇÃO DO PROJETO

3.1 – Avaliações

Projeto Integrado I

No Projeto Integrado I, nas avaliações parciais, todos os itens do Projeto devem ser entregues em duas plataformas: uma digital, em pdf, e uma impressa. A entrega deve ser feita – sempre – ao Coordenador do Projeto Integrado, nas datas especificadas no cronograma. Deve-se observar que em caso de conflito de informações entre as plataformas, a via impressa será considerada a versão final e oficial.
Em avaliações finais, deverão ser entregues 4 (quatro) vias impressas, além da via digital (pdf).

N1 – A nota 1 é composta por:
·         AVALIAÇÃO
o   Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0 (três);
·         PARTICIPAÇÃO
o   Material Monográfico: peso 3,0 (três);
§  A avaliação dos resultados obtidos no desenvolvimento do trabalho, apresentado como material monográfico.
o   Apresentação Oral: peso 2,0 (dois);
§  A Apresentação Oral contempla o material monográfico produzido e a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
o   Aproveitamento - peso 2,0 (dois);
§  O aproveitamento é constituído da média entre a participação individual e a geral da equipe.
§  Os critérios avaliados como Aproveitamento estão descritos no anexo 2

Metodologia de avaliação: os professores responsáveis pelo Projeto Integrado I têm como metodologia a orientação diária dos trabalhos e a avaliação contínua, sendo condição básica para o processo avaliatório a entrega do material solicitado de acordo com o cronograma previamente estabelecido.
N2 – A nota 2 é composta por:
·         AVALIAÇÃO
o   Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0 (três);
·         PARTICIPAÇÃO
o   Material Monográfico: peso 3,0 (três);
§  A avaliação dos resultados obtidos no desenvolvimento do trabalho, apresentado como material monográfico.
o   Banca – peso 2,0 (dois);
§  A banca contempla o material monográfico produzido e a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
o   Aproveitamento - peso 2,0 (dois);
§  O aproveitamento é constituído da média entre a participação individual e a geral da equipe.
§  Os critérios avaliados como Aproveitamento estão descritos no anexo 2

Metodologia de avaliação: os professores responsáveis pelo Projeto Integrado I têm como metodologia a orientação diária dos trabalhos e a avaliação contínua, sendo condição básica para o processo avaliatório a entrega do material solicitado de acordo com o cronograma previamente estabelecido.

P3 – A Prova Substitutiva deve ser constituída por uma avaliação individual que privilegie o conteúdo semestral. Essa nota substituirá a menor nota obtida em N1 ou N2 e deverá ser aplicada obrigatoriamente na última semana do semestre letivo.

§3º, Art. 57º, Subseção VII (Da avaliação do rendimento escolar), do Regimento Escolar, do Centro Universitário Moura Lacerda, diz:
“A prova substitutiva será obrigatoriamente aplicada na última semana de aula de cada semestre do calendário escolar para os cursos semestrais e na última semana de aula do ano para os cursos anuais, sendo que o conteúdo dessa avaliação deverá compreender todo o conteúdo programático da disciplina ministrado no respectivo semestre (para cursos semestrais) ou no ano letivo (para os cursos anuais)”.

Portanto, dela fará parte:
·         AVALIAÇÃO: uma avaliação escrita teórica individual – peso 10,0 (dez)


E poderá conter ainda:
·         APRESENTAÇÃO ORAL / Banca
§  A banca contempla o material monográfico produzido e a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.

A decisão sobre a realização de uma nova apresentação oral, no momento da P3, é de responsabilidade da equipe de professores. Tal decisão deve ser comunicada à equipe discente durante o período estipulado no calendário escolar para aplicação da N2.
Caso haja Avaliação e Banca, ambos terão peso 5,0 (cinco) que serão somados.

Projeto Integrado II

No Projeto Integrado II, nas avaliações parciais, todos os itens do Projeto devem ser entregues em duas plataformas: uma digital, em pdf, e uma impressa. A entrega deve ser feita – sempre – ao Coordenador do Projeto Integrado, nas datas especificadas no cronograma. Deve-se observar que em caso de conflito de informações entre as plataformas, a via impressa será considerada a versão final e oficial. Em avaliações finais, deverão ser entregues 4 (quatro) vias impressas, além da via digital (pdf).

N1 – A nota 1 é composta por:
·         AVALIAÇÃO
o   Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0 (três);
·         PARTICIPAÇÃO
o   Material Monográfico: peso 3,0 (três);
§  A avaliação dos resultados obtidos no desenvolvimento do trabalho, apresentado como material monográfico.
o   Apresentação Oral: peso 2,0 (dois);
§  A Apresentação Oral contempla o material monográfico produzido e a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
o   Aproveitamento - peso 2,0 (dois);
§  O aproveitamento é constituído da média entre a participação individual e a geral da equipe.
§  Os critérios avaliados como Aproveitamento estão descritos no anexo 2

Metodologia de avaliação: os professores responsáveis pelo Projeto Integrado II têm como metodologia a orientação diária dos trabalhos e a avaliação contínua, sendo condição básica para o processo avaliatório a entrega do material solicitado de acordo com o cronograma previamente estabelecido.

N2 – A nota 2 é composta por:
·         AVALIAÇÃO
o   Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0 (três);
·         PARTICIPAÇÃO
o   Material Monográfico: peso 1,0 (um);
§  A avaliação dos resultados obtidos no desenvolvimento do trabalho, apresentado como material monográfico.
o   Banca – peso 2,0 (dois);
§  A banca contempla o material monográfico produzido e a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.
o   Evento de Lançamento para Comunidade – peso 2,0 (dois);
§  Vide 3.3.3.
§  Como descrito em 3.3.3.1:
·         O evento pode ser cancelado por uma decisão conjunta da Coordenação do curso, Coordenação do Projeto e equipe de professores-orientadores. Este somente acontecerá se seguir rigorosamente os critérios determinados pelo – Projeto Integrado. Podendo ser cancelado em qualquer tempo, caso não esteja em consonância com o perfil acadêmico e conceitual da equipe docente, do curso ou da instituição de ensino.
·         Cada grupo terá apenas 1 oportunidade de realização do evento. Em havendo o cancelamento do evento em seu momento, durante a N2, a equipe discente terá a oportunidade de realizá-lo durante a avaliação P3.
·         O não acontecimento do evento – seja por quaisquer razões, como por exemplo, cancelamento por decisão dos responsáveis pelo Projeto ou por desistência por parte da empresa experimental – em data confirmada pela Coordenação do Projeto onera a equipe discente com o conceito 0 (zero) no quesito Evento, seguindo os preceitos de avaliação descritos no item 3 deste Manual.

o   Aproveitamento - peso 2,0 (dois);
§  O aproveitamento é constituído da média entre a participação individual e a geral da equipe.

Metodologia de avaliação: os professores responsáveis pelo Projeto Integrado II têm como metodologia a orientação diária dos trabalhos e a avaliação contínua, sendo condição básica para o processo avaliatório a entrega do material solicitado de acordo com o cronograma previamente estabelecido.

P3 – A Prova Substitutiva deve ser constituída por uma avaliação individual que privilegie o conteúdo semestral. Essa nota substituirá a menor nota obtida em N1 ou N2 e deverá ser aplicada obrigatoriamente na última semana do semestre letivo, abrangendo todo o conteúdo desenvolvido no semestre.

§3º, Art. 57º, Subseção VII (Da avaliação do rendimento escolar), do Regimento Escolar, do Centro Universitário Moura Lacerda, diz:
“A prova substitutiva será obrigatoriamente aplicada na última semana de aula de cada semestre do calendário escolar para os cursos semestrais e na última semana de aula do ano para os cursos anuais, sendo que o conteúdo dessa avaliação deverá compreender todo o conteúdo programático da disciplina ministrado no respectivo semestre (para cursos semestrais) ou no ano letivo (para os cursos anuais)”.

Portanto, dela fará parte:
·         AVALIAÇÃO: uma avaliação escrita teórica individual – peso 10,0 (dez)

E poderá conter ainda:
·         APRESENTAÇÃO ORAL / Banca
§  A banca contempla o material monográfico produzido e a apresentação do conteúdo à equipe de docentes avaliadores.

A decisão sobre a realização de uma nova apresentação oral, no momento da P3, é de responsabilidade da equipe de professores. Tal decisão deve ser comunicada à equipe discente durante o período estipulado no calendário escolar para aplicação da N2.
Caso haja Avaliação e Banca, ambos terão peso 10,0 (dez), sendo sua média a nota final, P3.

3.2 Avaliações das disciplinas parceiras do Projeto Integrado

            Nas disciplinas constituintes do projeto, conforme listadas anteriormente, , as notas N1 e N2 se constituirão da seguinte forma:

·         AVALIAÇÃO
o   Uma avaliação escrita teórica individual - peso 3,0 (três) – no mínimo;
·         PARTICIPAÇÃO
o   Projeto Integrado: peso 3,0 (três) ;
§  A nota da disciplina Projeto Integrado se integrará a de todas as disciplinas totalizando 30% do seu valor
o   Demais atividades – peso 4,0 (quatro) – no máximo;
§  Demais atividades desenvolvidas nas disciplinas, conforme critério dos professores.

3.3 – Apresentação final do Projeto

3.3.1 – Material Monográfico
Desenvolvimento de um documento escrito – monografia – contendo os capítulos abaixo descritos – que contemple todas as informações pertinentes ao desenvolvimento de uma Coleção de Moda. Todo o material monográfico deverá respeitar os padrões da ABNT.

            3.3.1.1 Partes do Material Monográfico
Parte I: Elementos Pré-textuais
·         Da capa ao sumário
o   1.1 Capa (obrigatório)
o   1.2 Lombada (opcional)
o   1.3 Folha de rosto (obrigatório)
o   1.4 Errata (opcional)
o   1.5 Folha de aprovação (obrigatório)
o   1.6 Dedicatória(s) (opcional)
o   1.7 Agradecimentos (opcional)
o   1.8 Epígrafe (opcional)
o   1.9 Resumo na língua vernácula (obrigatório)
o   1.10 Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
o   1.11 Lista de ilustrações (opcional)
o   1.12 Lista de tabelas (opcional)
o   1.13 Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
o   1.14 Lista de símbolos (opcional)
o   1.15 Sumário (obrigatório)

Parte II: Elementos Textuais
·         Introdução
·         Capítulos
o   Capítulo 1: O negócio de Moda
o   Capítulo 2: A criação
o   Capítulo 4: Comunicação
o   Capítulo 5: O Evento

·         Conclusão

Parte III: Elementos Pós-Textuais
·         Referências, glossário, apêndices, anexos e índice.

3.3.2 – Banca Examinadora: Formada pelos professores que ministram as disciplinas de formação específica do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda e que são orientadores do Projeto Integrado I e II. A Banca Examinadora será supervisionada pelo coordenador do Projeto Integrado.
            3.3.2.1 A Banca será realizada nas dependências do Centro Universitário Moura Lacerda em local a ser designado pela coordenação do Projeto Integrado.
            3.3.2.2 Poderão estar presentes, além dos alunos do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, alunos de outros cursos que apresentarem justificativa pertinente para tal, a serem autorizados pelas Coordenações do Curso e Projeto.
3.3.2.3 Os grupos devem atender a uma postura de apresentação que seja condizente com aquelas esperadas em ambientes profissionais.
3.3.2.4 Podem ser utilizados os recursos disponíveis na Instituição – ou outros desde que os custos sejam arcados pelo grupo utilizador. As requisições e solicitações de equipamentos devem obedecer ao cronograma estabelecido.

3.3.3 – Lançamento da Coleção:
O Lançamento para a Comunidade é um evento obrigatório, de lançamento da coleção produzida pela Empresa de Confecção de Moda, desenvolvida no Projeto Integrado, e nele os grupos serão avaliados pela originalidade, criatividade,  inovação, acabamento das peças e pertinência ao nicho de mercado escolhido.
É possível realizar o Lançamento fora das instalações do Centro Universitário, mas é preciso que seja aprovado pelas Coordenações do Curso e do Projeto.

            3.3.3.1 O evento pode ser cancelado por uma decisão conjunta da Coordenação do curso, Coordenação do Projeto e equipe de professores-orientadores. Este somente acontecerá se seguir rigorosamente os critérios determinados pelo Projeto Integrado. Podendo ser cancelado em qualquer tempo, caso não esteja em consonância com o perfil acadêmico e conceitual da equipe docente, do curso ou da instituição de ensino.
Cada grupo terá apenas 1 oportunidade de realização do evento. Em havendo o cancelamento do evento em seu momento, durante a N2, a equipe discente terá a oportunidade de realizá-lo durante a avaliação P3.
O não acontecimento do evento – seja por quaisquer razões, como por exemplo, cancelamento por decisão dos responsáveis pelo Projeto ou por desistência por parte da empresa experimental – em data confirmada pela Coordenação do Projeto onera a equipe discente com o conceito 0 (zero) no quesito Evento, seguindo os preceitos de avaliação descritos no item 3 deste Manual.

3.4 – Datas: As datas das avaliações, Bancas e P3 ficam a cargo da coordenação do Projeto Integrado, seguindo o calendário acadêmico da Instituição, e os prazos deverão ser rigorosamente cumpridos pelos grupos.

3.5 – Entrega Final: Após a confirmação da aprovação na disciplina PROJETO INTEGRADO II, o grupo deverá entregar duas cópias encadernadas (capa vermelho/bordô, letras douradas) conforme os modelos encontrados neste manual, na data estipulada. Cada via deve conter uma mídia com todo o projeto.

5. ITENS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 – Os itens avaliados são:
1.    Prova Escrita Teórica Individual
2.    Material Monográfico
3.    Apresentações Orais e Bancas
4.    Aproveitamento
5.    Lançamento de Coleção/Evento.

Observação:
            Verificar pesos dos itens avaliados no item 3 deste Manual.

5.1.1 – 1° Critério: Prova Escrita Teórica Individual
Avaliação escrita teórica individual, sem consulta a material de apoio, com peso determinado no item 3 desse Manual que abrangerá todo o conteúdo desenvolvido no trabalho, sendo este cumulativo.

5.1.2 – 2° Critério: Material Monográfico
Entrega de um documento escrito – monografia – estritamente dentro dos prazos estabelecidos, contendo os itens descritos em 3.3.1. Todo o material monográfico deverá respeitar os padrões da ABNT. A entrega dos itens constantes no cronograma deve obedecer, rigorosamente, as datas estipuladas. O atraso na entrega gera 0,5 (meio ponto) de decréscimo na nota da avaliação, por dia letivo de atraso.
5.1.2.1 - Cumprimento do cronograma: Para efeito de avaliação, serão atribuídas pontuações referentes ao cumprimento dos prazos estipulados pelo cronograma e as tarefas a serem apresentadas e solicitadas pelos docentes. Os professores envolvidos participam ativamente para o sucesso desta etapa, atribuindo notas aos grupos levando em conta o desenvolvimento das tarefas.
            5.1.2.2 - Veja Modelo de Planilha de Avaliação do Material Monográfico no ANEXO 2.

5.1.3 – 3° Critério: Apresentações Orais e Bancas
Abrange a apresentação oral do Projeto na data definida pela banca examinadora, respeitando os critérios avaliativos de conhecimento do conteúdo do trabalho, apresentação, síntese, argumentação, criatividade e utilização correta dos recursos.
            5.1.3.1 - Veja Modelo de Planilha de Avaliação para Apresentações Orais e Bancas no ANEXO 2.

5.1.4 – 4° Critério: Aproveitamento
O aproveitamento é a mensuração da participação (envolvimento, interesse e dedicação) de todos os componentes do grupo durante o desenvolvimento e apresentação do Projeto, em todas as suas fases.  
            5.1.4.1 - Veja Modelo de Planilha de Avaliação de Aproveitamento no ANEXO 2.

5.1.5 – 5° Critério: Lançamento de Coleção/Evento
O Lançamento de Coleção/Evento é um evento obrigatório, nele os grupos serão avaliados pela originalidade, criatividade, inovação, acabamento das peças e pertinência ao nicho de mercado escolhido.
É possível realizar o Lançamento fora da Sede do Centro Universitário, mas é preciso que seja aprovado pelas Coordenações do Curso e do Projeto. O tempo limite para o evento é de 1 hora.

6. CASOS OMISSOS
6.1- Encaminhamento: Os casos omissos, no presente descritivo, serão definidos pelo docente que coordena o Projeto, após os seguintes procedimentos:
1) reunião de consulta e deliberação com o corpo docente responsável pela orientação do Projeto;
2) anuência expressa do Coordenador do Curso.











ANEXOS

ANEXO 1 – ROTEIRO A SER CUMPRIDO NAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
(atualização em abril 2015)


Capa (obrigatório)
Folha de rosto (obrigatório)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória(s) (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
Sumário (obrigatório)

Introdução 

Capítulo 1 – Negócio de Moda

1.1. GESTÃO ESTRATÉGICA
1.1.1 Iniciação ao negócio
a) Como surgiu a ideia do negócio
b) O conceito do produto
c) As características do produto e sua marca
1.1.2 Informações Ambientais e Diretriz Organizacional
a) Análise do ambiente externo – Variáveis Externas
b) Análise do ambiente interno – Recursos Internos
c) A Missão, a Visão e os Valores da organização
d) Os Objetivos Gerais
1.1.3 Identificação da empresa – Razão Social, localização da empresa, justificativa e ramo de atividade, nome de fantasia.

1.2 GESTÃO DE MARKETING
1.2.1 Pesquisa de Marketing
a) Pesquisa de Marketing
b) Resultados da Pesquisa
c) Conclusões da Pesquisa
1.2.2 Análise do Ambiente Mercadológico
a) Inteligência de marketing – fontes de pesquisas
b) Perfil do público-alvo (Target)
c) Segmento de Mercado
d) Perfil dos principais concorrentes
e) Previsão de Vendas (em volume)
1.2.2. Os 4Ps de Marketing
a) Estratégias de produto
b) Estratégias de preço
c) Estratégias de distribuição
d) Estratégias de comunicação

1.3 GESTÃO DE PESSOAS
1.3.1 Composição de Pessoas
a) Análise do mercado de mão-de-obra
b) A Estrutura Organizacional – organograma
c) O modelo de Remuneração salarial por área da empresa

1.4 GESTÃO DE OPERAÇÕES
1.4.1 O Produto
a) Matérias-primas e componentes do produto
b) Previsão de produção versus vendas
1.4.2 Fabricação
a) Arranjo físico da área de produção (layout)
b) Máquinas e tecnologias utilizadas na área de produção
c) Fluxograma de fabricação (logística interna)

1.5 GESTÃO DE FINANÇAS
1.5.1 Gastos Totais
a) Previsão de custos fixos
b) Previsão de despesas fixas
c) Previsão de custos variáveis
d) Previsão de despesas variáveis
1.5.2 Investimentos
a) Investimento inicial
b) Cálculo do custo unitário do produto
c) Formação do preço de vendas
1.5.3 Resultados Financeiros
a) Projeção de receitas totais – entradas
b) Projeção dos gastos totais – saídas
c) Fluxo de caixa projetado

1.6 COMENTÁRIOS SOBRE O PROJETO DE NEGÓCIO – Econômica e Financeira
a) Área de marketing
b) Área de pessoas
c) Área de operações
d) Área de finanças

1.7 Responsabilidade Social
1.7.1 - Dimensão Administrativa
1.7.1.1 Políticas de Contratação de Mão de Obra
1.7.1.2 Políticas de Trabalho e Relações Sociais
1.7.1.3 Políticas de Gestão Ambiental
1.7.1.4 Políticas de Acessibilidade
1.7.1.5 Outras Políticas de Responsabilidade Social
1.7.1.6 Valores Agregados à Empresa

1.7.2 Dimensão da Produção
1.7.2.1 Impactos Ambientais vinculados à Produção
1.7.2.2 Questões de Trabalho vinculadas à Produção
1.7.2.3 Políticas de Gestão Ambiental
1.7.2.4 Políticas de Trabalho
1.7.2.5 Políticas de Acessibilidade
1.7.2.6 Outras Políticas de Responsabilidade Social/Sustentabilidade
1.7.2.7 Valores Agregados à Produção/Coleção

Capítulo 2 – Criação

2.1 Planejamento de Coleção
2.1.1 Painel de Tendências/Macrotendências
2.1.2 Estudo do público-alvo (perfil, embaixatriz, painel)
2.1.3 Análise de mercado: fornecedores e concorrentes
2.1.4 Tabela de Previsão de Produção (P, M, G, GG)

2.2 Criação de Moda (texto referencial)
2.2.1 Texto Referencial
2.2.2 Texto Autoral/Conceitual
2.2.3 Painel Semântico
2.2.4 Cartela e Cores
2.2.5 Título da Coleção
2.2.6 Criação da Mini Coleção
2.2.7 Coordenação dos 15 looks em cenário

2.3 Estudo de Materiais
2.3.1 Matérias primas (Tecidos)
2.3.2. Aviamentos e Acabamentos

2.4 Estamparia
2.4.1 – Estudo e referências
2.4.2 – Conceito das Estampas
2.4.3 – Cartela de Estampas
2.4.4 – Modo de produção
2.4.5 – Fornecedores e orçamentos

2.5 Modelagem e Pilotagem
2.5.1 Coordenação de looks
2.5.2 Croquis (Fichas técnicas – anexo I)

Capítulo 3 – Comunicação

3.1 Comunicação Visual (marca e defesa)
3.1.1 Aplicações – Papelaria (papel de carta, envelope, cartão de visita, etiqueta/tag, embalagens, brindes)
3.2 Fotografia de Moda
3.2.1 Lookbook (Texto conceito + imagens)
3.2.1 Editorial (Texto conceito + briefing (defesa do local, iluminação) + Imagens)

Capítulo 4 – Evento

4.1 – Planejamento
4.1.1 – Briefing do Evento
4.1.2 – Conceito do Evento
4.1.3 – Plano de ação
4.1.3.1 – Análise e levantamento do local
4.1.3.2 – Ambientação
4.1.3.3 – Iluminação
4.1.3.4 – Sonorização
4.1.4 – Comunicação do Evento
4.1.4.1 – Convite
4.1.4.2 – Release
4.1.4.3 – Banner
4.1.5 – Casting
4.1.6 – Visagismo
4.1.7 – Orçamento
4.1.8 - Elementos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Presentes no Evento
4.2 – Pós-evento
4.2.1 Backstage
4.2.2 Passarela
4.2.3 Desfile

Bibliografia
Anexos:
I – Fichas Técnicas
II – Tabelas de Custos das Peças

























Anexo 2
Planilhas de Avaliação
·         Planilha Geral

·         Planilha Quesito Material Monográfico
Observação: Os quesitos dispostos a cada professor/orientador são Prazos e Entregas, ABNT, Norma Culta, Coerência e Coesão e Itens Mínimos.

·         Planilha Quesito Apresentação Oral/Banca
Observação: Os quesitos dispostos a cada professor/orientador são conhecimento do conteúdo do trabalho, apresentação, síntese, argumentação, criatividade e utilização correta dos recursos.

·         Planilha Quesito Aproveitamento

Observação: O aproveitamento é a mensuração da participação (envolvimento, interesse e dedicação) de todos os componentes do grupo durante o desenvolvimento e apresentação do Projeto, em todas as suas fases. 
Nesse quesito, são avaliadas Competências e Habilidades, descritas no anexo 3.

ANEXO 3 – QUANTIDADES MÍNIMAS PARA COLEÇÃO

  • Roupas – moda masculina ou feminina
5 bottons (bermuda, short, calça, saia)
10 tops (blusa, camisa, camiseta, blaser, casaco, sobretudo, colete)
5 looks a escolher (vestido, macacão, ou a repetição de peças listadas acima de forma a somar 15 looks)

  • Moda praia
10 roupas de banho (biquini, maiô)
5 saídas de banho
5 acessórios (sacola, sandália, bijuteria, chapéu, calçado)

  • Lingerie
10 underwares (calcinha, soutien)
5 roupas de dormir (camisola, pijama, baby-doll, robe de chambre)
5 acessórios (calçado, nécessaire)

  • Bijuterias e jóias
10 colares
5 pulseiras
5 brincos
5 anéis

  • Calçados, bolsas e cintos
5 bolsas
10 calçados
5 cintos

  • Noivas
5 looks

Casos omissos a este manual serão decididos pelos professores orientadores em conjunto.