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Bibliografia do curso de Moda



 Bibliografia Básica em ordem alfabética

AMBROSIO, Renato. Nas sombras de um sonho: história e linguagens da fotografia de m. São Paulo: Senac, 2008.
ANGEL, Fernandez. Desenho para Designers de Moda. Lisboa: Ed. Estampa, 2007.
APPOLINARIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
ARGAN, G.C. Arte Moderna: Do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Editora Pioneira, 2011.
BAXTER, Mike. Projeto de produto. Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo: Atlas, 2011.
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: Temas e Situações 4. ed. São Paulo: Ática, 2010.
BOUCHER, F. História do vestuário no Ocidente. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BRAGA, João. História da Moda. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. O tradutor e o intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília: MEC, 2004.
CALANCA, Daniela; AMBROSIO, Renato.  História Social da Moda. São Paulo: SENAC, 2008.
CARDOSO, Rafael.Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
CASTILHO, Kathia. Discursos da Moda: Semiótica, Design e Corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008.
CASTILHO, Kathia. Moda e Linguagem. 2.ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2009.
CELLA, Carla.Disegno Di Moda: Materiale, Tecniche e Argomenti. Milão. Ulrico Hoephi Milano, 2007.
CHATAIGNER, Gilda. Fio a Fio: Tecidos, Moda e Linguagem. São Paulo: Estação das Letras, 2010.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências humanas e sociais. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Roupa de Artista. O Vestuário na Obra de Arte. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Edusp, 2009.
COSTA, Cristina.  Sociologia: Introdução à ciência da Sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social. São Paulo: Senac, 2009.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil,  Brasil? 11. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
DAVIS, Flora. A Comunicação Não-Verba. São Paulo: Summus Editorial, 1979.
DEGEN, Ronald J. O Empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
DEMESTRESCO, Sylvia. Vitrina: Construção de Encenações. São Paulo:Senac, 2007.
DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico Educativo.8.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo:Cosac & Naify, 2010.
DONOVAN, Bill. Desenho de Moda Avançado: ilustração e estilo. São Paulo: SENAC, 2010.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DRUDI, Elisabetta, Ticiana Paci. Dibujo de Figurines para el diseno de moda. Amsterdan: The Pepin Press, 2010.
DUARTE, Sônia. Saggese, Sylvia. Modelagem Industrial Brasileira.Rio de Janeiro: Guarda-roupa, 2010
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2001.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. São Paulo: Papirus, 2001.
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
FERNANDES, Angel. Desenho para Designers de moda. São Paulo: Estampa, 2007.
FRANSCINA, Francis.[et alii]. Modernismo e Modernidade. Pintura Francesa no século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
GUIDÉ, Gwenola; HERVÉ, Daminique; SACKRIDER; Gwenola Guidé, Hervé.Entre Vitrinas: Distribuição e Visual Merchandising Na Moda. São Paulo: Senac, 2009.
HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo:Martins Fontes, 2000.
IANNI, Octávio. A sociedade global. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
JOFFILY , Ruth. Produção de Moda. Rio de Janeiro: Senac, 2011.
JONES, Sue Jenkyn. Fashion Design: o manual do estilista. Cosac e Naify, 2011.
KARKOTLI, GILSON; ARAGÃO, Sueli Duarte. Responsabilidade social: uma contribuição à gestão transformadora das organizações. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
KÖLLER, Carl. História do Vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
KOTLER, P. & KELLER, K. L. Administração de marketing. 10ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 15. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
LEITE, Adriana Sampaio; Velloso, Marta Delgado. Desenho Técnico de roupa feminina. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008
LEWIS, David. A Alma do novo consumidor. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2004.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
LUNA, Liane Cardoso de. Defeitos em Tecidos Planos: causas e correções. Rio de Janeiro: CETIQT/SENAI, 1984.
LUPTON, Ellen. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
MARRA, Claudio. Nas sombras de um sonho: história e linguagens da fotografia de moda. São Paulo: Senac, 2008.
MATIAS, Marlene. Organização de Eventos: Procedimentos e técnicas. Barueuri:Manole, 2010.
MEIRELES, Gylda Fleury. Tudo Sobre Eventos. STS, 1999.
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2008.
MOURA, M. C. O surdo: caminhos para uma nova identidade.Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
NETO, Francisco Paulo de Melo. Criatividade em eventos. Contexto, 2008.
PEDROSA, Ismail. Da Cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial, 2010.
PEGRAM, Billy. Book – Direção de Modelos para Fotógrafos. Santa Catarina: Editora Photos, 2010.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histórias, tramas, tipos e usos. São Paulo: Editora Senac, 2009.
PIETROFORTE, Antonio Vicente. Análise do Texto Visual. São Paulo: Contexto, 2011.
PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica Visual. São Paulo: Contexto, 2010.
ROMANATO, Daniella. Transformando Imagens de Moda com Corel Photo-Paint. Brasport, 2009
ROSA, Stefania. Alfaiataria:Modelagem Plana Masculina. Brasília. Senac/DF, 2009.
ROSSETTI , Jose Paschoal. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 2010
SABRÁ, Flávio (org). Modelagem: tecnologia em produção de vestuário.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009
SIMMEL, George. Filosofia da Moda e Outros Escritos. Texto e Grafia, 2008.
SIMONE PASZTOREK & JAY HESS. Design Gráfico para Moda. São Paulo: Rosary, 2010.
SINGER, Peter. Ética Prática. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SKLIAR, C. (Org.) Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 5 ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
SORGER, RICHARD. Fundamentos de Design de Moda. Porto Alegre: Bokman, 2009.
SVENDSEN, Lars. Moda: Uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
TARNOCZY JUNIOR, Ernesto. A arte da composição. Santa Catarina: Photos, 2010.
TREPTOW , Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção. Brusque: O Autor, 2009.
UDALE, Jenny.  Fundamentos de Design de Moda: tecidos e moda. Porto Alegre: Bookman, 2010.
VASCONCELOS, Marcoantonio Sandoval de. Economia Brasileira Contemporânea.São Paulo: Atlas, 1996
VINCENT-RICHARD, Françoise. As Espirais da Moda. Paz e Terra, 2008.
VOSS, Denise. Desenho de Moda e Anatomia. São Paulo: Ed. Cléo Rodrigues, 2009.
WILLIAMS, ROBIN. Design para quem não é designer. São Paulo: Callis, 2009.
WILSON, Elisabeth. Enfeitada de Sonhos: Moda e Modernidade. Lisboa: Edições 70, 1989.
WONNACOTT , Paul. Introdução à Economia. São Paulo, MCGRAW - HILL DO BRASIL, 1985.


Bibliografia Complementar em ordem alfabética
ANGEL, Fernandez. Desenho para Designers de Moda. Lisboa: Ed. Estampa, 2007.
ARCHER. Michael. Arte Contemporânea:uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentoscontemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Editora Pioneira, 2011.
ARNHEIN, Rudolf. El Pensamiento Visual. Barcelonas: Ed Pardos Buenos Aires, 1998
ARRUDA, Lílian. Entre tramas, rendas e fuxicos. São Paulo: Globo, 2007.
ASHLEY, Patrícia (coord.). Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: As estratégias de mudanças da Agenda 21. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BARILLI, Renato. Art Nouveau. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
BARTHES, Roland. O sistema da Moda. Lisboa: Edições 70, 2009.
BASILE, Aissa Heu e Leite, Ellen Massucci. Como pesquisar moda na Europa e nos EUA. São Paulo: Senac São Paulo, 1996
BASTOS, C.; KELLER, V. Aprendendo a aprender. 23.ed. São Paulo: Vozes,  2011.
BAXTER, Mike.  Projeto de Produto: Guia prático para design de novos produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.
BERGER, J. Modos de Ver. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S. A, 1999.
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2010.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
BOUCHER, F. História do vestuário no Ocidente. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Educação especial: língua brasileira de sinais.Brasília: SEESP, 1997.
CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: SENAC, 2004
CASTILHO, Kathia. Discursos da Moda: Semiótica, design e corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008.
CELLA, Carla. Disegno Di Moda: Materiale, Tecniche e Argomenti. Milão: Ulrico Hoephi Milano. 2007.
CERTO, S. C., PETER, I.P. Administração Estratégica: Planejamento e Implantação da Estratégica. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
CESCA, Cleuza Gertrude Gimenes. Organização De Eventos. São Paulo: Summus, 1997.
CHAUI, M. Convite á filosofia. 12.ed. São Paulo: Ática, 2002.
COBRA, Marcos. Marketing e Moda. 2ª ed. Sao Paulo: SENAC, 2010.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Arte no Brasil 1950-2000. Movimentos e Meios. Rio de Janeiro: Alameda, 2006.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Roupa de Artista. O Vestuário na Obra de Arte. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2009.
CRANE, Diana. A Moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
CUMMING, Robert. Para entender a arte. 1º Ed.76º reimp. São Paulo:Ática, 2003.
DAVID Lewis & Darren Bridges. A Alma do novo consumidor.São Paulo: Makron Books, 2004.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DEELY, John. Semiótica Básica. São Paulo: Ática, 1990.
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrinas em Diálogos Urbanos. São Paulo:Anhembi Morumbi, 2005.
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrinas Entre Vistas: Merchandising Visual. São Paulo: Senac, 2004.
DEMO, P. Introdução á metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1987.
DERDYK, Edith. O Desenho da Figura Humana. São Paulo: Scipione. 1990.
Dicionário da Moda: Guia de Referência de Termos do Mercado Têxtil e Moda. Cataguases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2002.
DONAVAN, Bill. Desenho de Moda Avançado: Ilustração de Estilo. São Paulo: Editora Senac, 2010.              
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DRUDI,Elisabeta, Ticiana Pacci. Dibujo de Figurines para el Disenõ de Moda. Barcelona: The Pepin Press,2010.
DUARTE, Sonia. Modelagem Industrial Brasileira. Rio de Janeiro: Guarda-roupa, 2010.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
FABRIS, Annateresa (Org.) Fotografia – Usos e Funções no Século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
FENANDEZ. Angel. Desenho para Designers de Moda. Lisboa: Editorial Estampa, 2007.
FIORILLO, Celso Antonio. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
FRENCH, Thomas E. Desenho Técnico.  Porto Alegre. Globo, 1975.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989
GIACOMO, Cristina. Tudo Acaba Em Festa: Evento, Líder De Opinião Publica.São Paulo: Scritta, 1997.
GOES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação.Campinas: Autores Associados, 2002.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Flexus, 2002.
GOMBRICH, E. H. História da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
GOMES, Adriano; MORETTI, Sérgio. A Responsabilidade e o social: uma discussão sobre o papel das empresas. São Paulo: Saraiva, 2007.
GRAVE, Maria de Fátima. Modelagem tridimensional Ergonômica. Escrituras, 2010.
GRUSZYNSKY, Ana Cláudia. A imagem da palavra. Rio de Janeiro: Editora Novas Ideias, 2007.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Meditações Culturais. UFMG, 2011.
HALLAWELL, Philip. A mão livre 2. São Paulo: Melhoramentos, 1994
HALLAWELL, Philip. A mão livre: a linguagem do desenho. São Paulo: Melhoramentos, 2000.
HARRIES, Nancy Garrison. Materiais Têxteis: Curso técnico programado. São Paulo: EPU, 1976.
HARRISON, Charles...[et alii] Modernismo em disputa– a arte desde os anos 40. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
HEINRICH, Daiane Pletsch. Modelagem e técnicas de interpretação para confecção industrial.Novo Hamburgo:Feevale,2005
HOLZMEISTER, Silvana. O estranho na moda: a imagem nos anos 1990. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
IIDA, Itiro. Ergonomia projeto e produção. São Paulo: Blucher, 2011
JANSON, J. História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
JOFFILY, Ruth. O Jornalismo e a Produção de Moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991
JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Nayf, 2011.
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KOTLER, P. & KELLER, K. L. Administração de marketing. 10ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
KUBRUSLY, Cláudio A. O que é Fotografia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1998.
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LAVER, James. A Roupa e a Moda. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LEITE, Adriana Sampaio; Velloso, Marta Delgado. Desenho Técnico de roupa feminina. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.
LEWIS, David. A Alma do novo consumidor. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2004.
LIMA, Tânia. Marketing: o glamour dos negócios de moda. São Paulo: IMMKT, 2008.
LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: Da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
LUNA, Liane Cardoso de. Defeitos em Tecidos Planos. Rio de Janeiro: CETIQT/SENAI, 1984.
LURIE, Alison. A linguagem das Roupas. Rio de Janeiro: Recco,1997.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
MANZINI, Ezio. Desenvolvimento de produtos sustentáveis: Os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2008.
MAURIES, Patrick. Christian Lacroix: The Diary of a Collection. Thames & Hudson, 1996
MENDES, Valerie HAYE, Amy. A Moda do século XX. Martins Fontes, São Paulo, 2009.
MERCE , M. B. El Dibujo de Modas. Barcelona: L.E.D.A.
MESQUITA, Cristiane. Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.
MOLES, Abraham Antoine. O Kitsch- a arte da felicidade. São Paulo: Perspectiva, 2001.
MUKAROVSKY, Jan. Escritos sobre Estética e Semiótica da Arte. Lisboa: Estampa, 1990.
NAKAO, Jum. A Costura do invisível. Rio de Janeiro: Senac, 2005.
NETO, Francisco Paulo Melo.  Marketing De Eventos. 3 ed. Rio De Janeiro: Sprint, 2001.
O’HARA, Georgina.A enciclopédia da Moda: de 1840 a década de 90. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Castilho, Kátia. Corpo e Moda – por uma compreensão do contemporâneo. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2010.
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PEGRAM, Billy. Book – Direção de Modelos para Fotógrafos. Santa Catarina: Editora Photos, 2010.
Revista Veja. São Paulo: Editora Abril.
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RODRIGUES, A.M. Pesquisa Cientifica em Moda: síntese de aspectos metodológicos e normativos. Apostila, 2011
RODRIGUES, Alexandre Figueira. Tecnologia de Máquinas Circulares de Grande Diâmetro: Padronagem em Máquinas Circulares. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1991.
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SIEGEL, Eliot. Fashion Photography Course. New York: A Quarto Book, 2008.
SIMON, Marie. La Mode Enfantine. França: Editions du Chêne, 1999.
SIMONE PASZTOREK & Jay Hess. Design Gráfico para Moda. Ed Rosary, 2010.
SINGER, Paul. Aprender Economia. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2008
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SZUNYOGHY, Andras. Curso de desenho anatômico: ser humano. Alemanha: H. F. Ullman, 2010.
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. São Paulo: Atlas, 2011.
TREPTOW, Doris. Inventando Moda. Planejamento de Coleção. Brusque: D.Treptow, 2009.
TROSTER, Roberto Luis. Introdução a Economia. São Paulo: Makron Books, 2004
UDALE, JENNY.  Fundamentos de Design de Moda: tecidos e moda. Bookman, 2009.
VOSS, Denise. Desenho de Moda e Anatomia: princípios, diagramas, exercício e dicas. Rio de Janeiro, 2009.
WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos: Moda e modernidade. São Paulo: Ed. Edições 70,1989.